Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Fóruns Estadão Brasil 2018 Sobre Educação

25 de abril de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Educação, Notícias | Tags: , , ,

O suplemento apresentado pelo jornal O Estado de S.Paulo surpreende pela sua oportunidade e qualidade, uma exceção na atual imprensa. Deve contribuir para a reflexão de todos quantos se preocupam com a atual qualidade da educação no Brasil, ainda que muitos esforços de melhorias públicas como privadas já venham sendo efetuadas isoladamente. O ponto mais relevante, na nossa modesta opinião, foi apresentado pelo psicólogo Ricardo Primi que afirmou que “O ideal seria criar uma escola atrelada ao pré-natal e pós-natal. Há necessidade de trabalhar com os pais antes que a criança entre na escola”. Segundo um dos artigos que relata sobre o primeiro painel que mostrou que o ensino começa em casa: “Criar uma espécie de ‘escola para pais’ foi uma das sugestões que mais repercutiu entre os especialistas. De acordo com os debatedores, “a criança precisa chegar preparada para o ensino público, com condições emocionais e habilidades, que sirvam de alavanca para o desempenho escolar”.

Temos insistido neste site que a educação das crianças começa pela imitação dos exemplos dados pelos pais. Ainda que num artigo de Bárbara Bretanha e Valéria França se faça uma comparação entre a situação de um professor coreano e de um brasileiro, parece que caberiam maiores comparações internacionais, notadamente com os países asiáticos que vêm conseguindo resultados mais expressivos, que têm origem nos ensinamentos de Confúcio que determinaram uma alta prioridade para a educação. Sem que toda a sociedade esteja voltada neste sentido, não serão medidas isoladas ou algumas orientações políticas que poderão resultar em mudanças significativas no Brasil. A percepção brasileira da importância da educação já começou, principalmente na população, mas existem muitos esforços que ainda precisam ser efetuados.

KazuEst

O fórum e o suplemento informam que alguns exemplos isolados já ocorrem no Brasil ajudando a melhorar a educação, tanto no setor privado como público, insistimos. O que parece necessário que os pais ajudem a disseminá-los por todo o país, e para tanto precisam ser reciclados, pois muitos deles ainda sofrem também das limitações da educação formal que receberam.

Os dois painéis promovidos contaram com especialistas de variadas formações, mas seria interessante que fossem incluídas as participações de professores, diretores e orientadores educacionais que vivem o cotidiano das escolas. Existem opiniões de experientes educadores que informam que as reuniões de pais e mestres acabam sendo um retrocesso, dadas a falta de preparo dos que deveriam estar mais informados sobre a educação para os seus filhos.

Constam do suplemento a informação que outros debates estão sendo programados para outros assuntos como a segurança pública, saúde e outros considerados também prioritários no Brasil. No entanto, parece que diante da qualidade do fórum sobre educação vale a pena promover a sua sequência, para que outros especialistas apresentem também seus pontos de vista sobre o que foi colocado e o que está apresentado neste rico suplemento.

Poderia afirmar-se que entre as iniciativas recentes no Brasil, este se destaca pela sua qualidade e oportunidade. Seria um grande desperdício que o assunto não seja aprofundado e sua divulgação possa beneficiar a população que se mostra ávida da melhoria no sistema educacional brasileiro, que precisa começar em casa.

Este suplemento precisa ser apreciado em sua íntegra por todos os que se preocupam com a educação. Também a opinião pública nacional deve aproveitá-lo para absorver parte do que está sendo discutido tão oportunamente.

A entrevista com o economista Rodrigo Pinto merece a maior das atenções, inclusive na sua íntegra que pode ser acessada no suplemento em www.estadao.com.br/educacao/.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: