Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Notícias Alvissareiras de Ativos Idosos no Brasil

4 de abril de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Duas notícias diferentes divulgadas pelo Valor Econômico destacam atividades criativas do músico João Donato, de 80 anos, no suplemento Eu & Fim de Semana, enquanto Luiz Carvalho, de 70 anos, vence num evento de Starup Weekend que pela natureza contam com muitos jovens no setor de Serviços & Tecnologia voltado para as empresas. João Donato é muito conhecido entre os que se interessam seriamente por música, fazendo mais sucesso no exterior, em centros desenvolvidos como os Estados Unidos e o Japão, pelo seu estilo com forte característica do jazz para trabalhos instrumentais principalmente voltados para pequenos conjuntos. Poucos dos seus trabalhos com a participação de letras, entre eles com a parceria de Gilberto Gil, Caetano Velloso e Adriana Calcanhotto, são mais divulgados, ainda que também existam com destacada qualidade.

Este ano de 2014 está sendo o mais intenso de sua longa carreira, com destaque para uma suíte sinfônica que leva o nome de “Passeando com Debussy e Ravel”, que são os compositores que ele ouve diariamente, e que normalmente aparecem entre os de música clássica. Também lança um CD de jazz, que ele gravou numa casa do Rio de Janeiro, que é o seu ponto mais forte e conhecido, que lhe proporcionou uma longa temporada nos Estados Unidos, e o disco que elaborou com o seu filho Donatinho, tudo intermediado por apresentações nos melhores palcos brasileiros que constam de sua intensa agenda. Além do preparo de sua longa biografia. Ele não é um músico do estilo popular, mas conta com elevadíssimo conceito entre o público mais refinado e exigente.

joao

Caricatura de João Donato publicada no Eu & Fim de Semana do Valor Econômico

A sua entrevista foi feita no conhecido restaurante La Fiorentina, do Rio de Janeiro, que tem no seu cardápio um prato que é hoje um spaghetti com gamberi, mas começou há muito tempo com uma sopa. Lá, ele tem sua mesa reservada, e acaba se tornando um dos muitos patronos deste estabelecimento que acolhe os conhecidos na noite carioca.

Mantinha um intenso convívio com João Gilberto, antes da criação da Bossa Nova que acabou destacando o seu parceiro e suas idiossincrasias, acabando por estabelecer carreiras diferentes. Todos os monstros sagrados da música popular brasileira tiveram alguma passagem com João Donato, que não tem um conceito muito positivo do estilo de baixo volume e meia voz que chama de “nhenhenhém”.

Ele é um acreano que foi ao Rio de Janeiro por intermédio de Belém do Pará que sempre abominou o tipo música como o bolero que era o preferido em algumas épocas. Sua marca sempre foi o jazz, que tem a influência de clássicos como Ravel e Debussy. Faz parte da história da música brasileira nos últimos 60 anos, seguramente.

Na outra notícia, a ONG Comitê para Democratização da Informática escolheu o Morro da Providência no Rio de Janeiro para o primeiro Starup Weekend numa favela. Este tipo de iniciativa já foi sendo realizado 1.620 vezes em cerca de 120 países. Luiz Carvalho, de 60 anos, junto com mais dois empreendedores, formou uma equipe para participar do evento.

O projeto seria de uma empresa para a realização de exames preventivos de baixo custo na favela, como os de sangue, estimativa do colesterol e da triglicéride e pressão arterial, que acabou sendo o vencedor no evento. Os pacientes identificados como de risco seriam encaminhados para análises mais profundas.,

Algo parecido ocorre no Japão com o check-up, que para ter um custo reduzido começa somente com um teste simples, que identificando alguns pacientes com riscos mais elevados, seus exames seriam aprofundados. Como ele já tinha experiência anterior na ONG Instituto Coração Saudável já contava com alguma experiência no setor administrativo da área médica, que poderá ser aplicada em diversas favelas.

Outros avaliadores destes eventos afirmam que os brasileiros em condições precárias tomam iniciativas para superar os seus problemas, estando entre os qualificados para starup de diversos tipos, de baixo custo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: