Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inovações Tecnológicas no Japão Para Produtos de Consumo

11 de Maio de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Muitos novos produtos que estão cogitados para serem lançados brevemente no mercado japonês procuram combinar tecnologias de mais de um setor, como está apresentado num artigo de Kazuaki Nagata, publicado no The Japan Times. Este site já se referiu a roupas que estão sendo lançadas pela NTT Docomo junto com a Toray, que utilizam uma fibra especial que permite transmitir informações sobre a saúde dos seus usuários, como a pressão arterial, bem como eletrocardiograma, além de outros dados dos pacientes. Também a Sony está lançando uma pulseira que, além de transmitir estas e outras informações sobre as atividades dos pacientes, armazena-as para conhecimento dos mesmos, para possíveis correções dos seus hábitos, como o aumento dos exercícios físicos ou brincadeiras com filhos ou netos.

Também a Tokyo Moff está lançando brinquedos de crianças que acrescentam sons para os seus movimentos, além de informarem os tempos utilizados para determinadas atividades, como o exagero no uso de aparelhos eletrônicos. Todas estas inovações enfrentam o problema do sigilo das informações quando transmitidas, uma preocupação que está se disseminando pelo mundo, dada a utilização inadequada dos mesmos para outras finalidades, que precisam ficar sobre o controle dos seus proprietários.

20140220_Toray_it

Os preços de lançamento destes produtos são ainda relativamente elevados, mas, na medida em que o seu consumo se torne generalizado, a grande escala deve permitir a sua redução. O que está se prevendo é uma acirrada concorrência entre diversas empresas que atuam nestes setores, ainda que alguns produtos estejam devidamente patenteados.

A Sony e suas braçadeiras chamadas Lifelong devem ficar no pulso servindo somente para a armazenagem de todas as informações de interesse dos usuários, diferindo dos smartphones cujas informações ficam disponíveis também para os outros.

Eles imaginam que dados como as calorias queimadas, passos dados e horas dormidas também serão armazenados. Todas as demais informações do que foi feito podem ser utilizadas para eventuais correções dos hábitos.

A NTT e a Toray utilizarão uma nanofibra conhecida como hitoe Superthin com a suposição que as pessoas estarão vestidas o dia todo, mas imaginam que seus produtos começarão a ser utilizadas nas academias, quando as informações sobre os efeitos dos exercícios seriam transmitidas para entidades responsáveis pela saúde, que acompanharão estes dados.

A pulseira da Moff contará com sensores de aceleração e giroscópios, detectando os movimentos das crianças para traduzirem em sons. Seria uma espécie de brinquedo inteligente. Espera-se que seja uma alternativa saudável para os videogames, smartphones e computadores tablets que ficam em uso por longo tempo.

O objetivo é estimular atividades físicas das crianças, aumentando a sua comunicação bem como a criatividade. Os lançamentos iniciais nas exposições especializadas indicaram uma aceitação bastante promissora.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: