Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Manifestações Violentas

16 de maio de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Nos períodos eleitorais, ficam exacerbadas algumas manifestações, principalmente quando existem meios de comunicação ávidos para destacar os acontecimentos mais dramáticos. A população brasileira mostrou cabalmente que está cansada das violências que alguns anarquistas desejam disseminar. As demonstrações com qualquer finalidade, e ontem eram muitas, como salariais, de facilidades de moradias, contra os gastos exagerados da Copa do Mundo, todas procurando espaços na mídia, e na medida em que as pacíficas acabavam predominando, entraram em cena os adeptos do “black bloc” que são baderneiros criminosos que deveriam estar na cadeia. Lamentavelmente, o governo está acuado, não propondo uma legislação mais clara para coibir estas violências que atingem o patrimônio público e privado.

Mesmo que haja restrições para a forma com que estão sendo conduzidas algumas obras da Copa do Mundo, o povo brasileiro continua sendo amante do futebol e vai torcer pela seleção brasileira. Ela é uma força respeitável, capaz de galvanizar as aspirações de muitos segmentos da sociedade brasileira, que está precisando de algumas alegrias. Mesmo com os erros de algumas programações e aceitações absurdas das exigências descabidas da FIFA, movida somente pelos seus interesses e dos patrocinadores, a Copa ainda apresenta possibilidades de ser uma festa digna, com as naturais limitações dos países emergentes. É preciso que estes violentos manifestantes sejam muito ignorantes para não perceber que não estão agradando.

6658309eaba371414a094ee02b673986Grow_Puzzle-60pcs_Princesas_Adoraveis-Princesas_Produto_A-02bola

Há que se reconhecer que existem alguns vieses na imprensa, que desejam atacar as autoridades. Inclusive uma TV estrangeira que teria noticiado que houve uma morte, sem que nenhuma brasileira tenha obtido esta informação. Que a FIFA também não está agradando, com todas as suas imposições, também parece evidente.

A responsabilidade principal foi dos brasileiros que aceitaram estas colocações, muitas absurdas. Todos sabem que, mesmo no chamado inverno brasileiro, as temperaturas em alguns locais estarão elevadas, e os formatos circulares com coberturas não facilitam a ventilação natural. As distâncias a serem percorridas são longas, sujeitando muitas seleções a verdadeiros malabarismos logísticos.

Que as autoridades brasileiras são péssimas nos cronogramas das obras também era de conhecimento generalizado. Infelizmente, muitas providências não ficarão prontas até os jogos, e só resta torcer que tudo caminhe de forma razoável, sem maiores percalços.

Mas, com todas as dificuldades, devemos tentar transformar o limão em limonada, utilizando toda a criatividade e capacidade de improvisação dos brasileiros.

Temos que confirmar que somos um povo hospitaleiro e uma das características do nosso caráter é a cordialidade. Vamos nos empenhar que todos levem uma boa impressão do Brasil, pois isto só vai no ajudar e estamos precisando de muita ajuda.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: