Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Desafios do Setor Agropecuário Brasileiro

29 de maio de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Se existe um setor na economia brasileira que, apesar dos problemas naturais sempre existentes, continua dando a sua contribuição para o país certamente é o setor rural. O suplemento especial agronegócios do jornal Valor Econômico apresenta no seu artigo de capa um título referindo-se a outra boa safra. As previsões indicam que a quebra da safra norte-americana e a estiagem no Brasil apresentam preços convidativos, provocando uma boa perspectiva para a soja, um pequeno recuo no milho, e novos avanços no algodão.

Acaba sendo um cenário bom, segundo declarações do presidente Luiz Carlos Corrêa Carvalho, da ABAG – Associação Brasileira de Agronegócio, mostrando que as vendas de insumos e equipamentos agrícolas continuarão batendo recordes. A safra anterior foi estimada em mais de 191 milhões de toneladas, e na próxima deve chegar a 200 milhões. O Plano Agrícola e Pecuário 2014/2015 asseguram os financiamentos de investimentos, custeio e comercialização necessários com as taxas de juros já definidas, proporcionando as condições indispensáveis para os produtores. As pesquisas continuam sendo efetuadas nos diversos setores para continuar elevando a sua eficiência.

KValor1

Mesmo que sempre existam reclamações sobre as logísticas para o escoamento da safra, o fato concreto é que está havendo alguma melhora. Os dados mostram que tanto o emprego formal como as construções civis continuam melhor no interior que nas grandes regiões metropolitanas, mostrando que o setor rural continua sustentando muito da economia brasileira.

Além das condições do mercado internacional que comandam os preços, constata-se que as irregularidades climáticas continuam desafiando os cientistas para desenvolvimento de variedades mais resistentes notadamente às secas. As pesquisas se estendem também para a pecuária, de forma que a produção de carne não seja afetada por elas.

Os novos equipamentos que estão sendo introduzidos no meio rural acabam incorporando tecnologias avançadas, inclusive com o uso da informática, além de permitir um conforto para os trabalhadores rurais.

As preocupações com os custos da produção continuam desafiando os produtores bem como os fornecedores dos insumos, mostrando que as inovações são rapidamente adotadas, permitindo com que o setor se mantenha competitivo com o que ocorre no resto do mundo.

Também os serviços que dão apoio ao setor agropecuário acabam permitindo que continuem proporcionando melhores condições para os produtores, como todos quantos estão ligados com o que se convencionou chamar-se de agronegócios.

As indicações são que estas condições continuarão a ser mantidas, havendo produtores que desenvolvem sistemas com inovações adicionais que os diferenciam dos demais, mas que com o tempo acabam sendo transmitidas para todos. Há um dinamismo que nem sempre se observa em outros setores da economia.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: