Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Perplexidades de Um Analista Ingênuo

7 de maio de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Definitivamente, parece que os preconceitos que existiam no passado estão sendo superado, o que deve ser considerado positivo, mas existem os que acreditam que as atividades empresariais precisam se basear na ética. Ainda que se conheçam parte das atividades de bancos internacionais com atuações nebulosas, quando um banco suíço de elevada credibilidade como o Credit Suisse procura atingir um acordo com as autoridades norte-americanas, pagando uma multa estimada em US$ 1,6 bilhão para suspender as investigações em curso, fica-se imaginando o que fizeram. Outros bancos internacionais também foram punidos com multas astronômicas, que poderiam encerrar suas atividades, mas continuam operando normalmente. As informações procedentes da Suíça permitem avaliar que o acordo está sendo elaborado, pois a expulsão do banco do mercado dos Estados Unidos colocaria em risco a continuidade deste estabelecimento.

Sou antiquado a ponto de associar Alibaba aos quarenta ladrões, mas os dirigentes desta gigantesca rede internacional de vendas pela internet preparam-se para lançar um IPO no mercado dos Estados Unidos para captar recursos para suas atividades considerado recorde em valor. E seu principal dirigente aparece como um dos filantropos mais destacados recentemente. Pelo visto, o nome passou a ser adequado para dar a credibilidade para estas operações como atividades eficientes de vendas pela internet que permitem um retorno adequado para estes investimentos. Informa-se do Japão que o Softbank, de propriedade de japoneses de origem coreana, com a sua surpreendente agressividade superou as operações da antiga estatal DOCOMO em telefonia celular, e as suas operações nos Estados Unidos visam torná-lo um dos maiores do mundo.

alibaba_logo11credit_suisse_logosoftbank-logo

Todos sabem que as atividades bancárias internacionais nem sempre primaram pela ética. A Suíça sempre foi um paraíso para muitos investidores, cujas fortunas também apresentam origens duvidosas. O fisco norte-americano está interessado nos nomes dos seus contribuintes que porventura tenham patrimônios que não são compatíveis com as rendas que declaram para a tributação adequada, entre outras operações discutíveis.

A China veio crescendo de forma espantosa nas últimas décadas, e as operações de vendas pela internet, como todas as que introduziram inovações tecnológicas na área eletrônica, aproveitaram as oportunidades que se apresentaram. O nome Alibaba pode dar a conotação de que são ágeis, não apresentando a conotação negativa do passado. Além de suas atividades comerciais gerarem as confianças indispensáveis, as operações de captação de recursos no mercado de capitais exigem uma crença na sua viabilidade econômica, o suficiente para proporcionarem os retornos para pagamento dos encargos financeiros, bem como reembolso do capital investido, se for o caso.

As atividades ligadas às comunicações sociais rápidas, como as proporcionadas pelos celulares e todos os aperfeiçoamentos que foram sendo introduzidos recentemente, exigem atividades empresariais ousadas, como todas que envolvem inovações tecnológicas. A Softbank vem demonstrando, num mercado sofisticado como o japonês, a sua elevada capacidade competitiva, a ponto de superar a empresa de origem estatal, que tinha o monopólio da telefonia no país.

No contato pessoal com o seu principal líder, fomos daqueles que ficaram impressionados com a sua ousadia, e sua disposição de tomar altos riscos que lhes proporcionaram elevados retornos. É preciso acreditar que estes novos empresários que estão se destacando no cenário internacional desempenharão papéis importantes na melhoria da economia mundial, mesmo acreditando que para continuarem a ter sucesso, sempre seria desejável que também fossem movidos por considerações éticas. Pode ser que isto soe como um desejo arcaico, que não faz mais parte do mundo econômico.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: