Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preparação Para Estrangeiros na Copa do Mundo

11 de maio de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

Estão se intensificando as notícias sobre os preparativos para os visitantes estrangeiros que desejam assistir aos diversos jogos da Copa do Mundo. Além das informações da FIFA – Federação Internacional de Futebol, autoridades dos diversos países que devem enviar os seus turistas para o Brasil aumentam as informações para que eles não enfrentem problemas além dos usuais. As copas têm sido realizadas em países onde as distâncias não são tão grandes como as brasileiras, e nem todos estão devidamente informados sobre as dificuldades de deslocamento de uma localidade para outra, além dos cuidados relacionados com a sua segurança.

No caso do Japão, o jornal Yomiuri Shimbun publicou um artigo informando que o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Gaimusho, emitiu informações sobre as cidades onde a seleção japonesa pode jogar, para onde devem enviar funcionários para possível apoio consular, ou seja, os suportes eventuais aos seus cidadãos. Abriu um site para tanto, onde os interessados podem obter as informações que desejarem. Está havendo também um intercâmbio com apoiadores destes eventos. Ashishi Murakami visitou estas localidades em janeiro e fevereiro deste ano e promoveu uma reunião para fornecer as informações aos interessados em Tóquio, entre eles 270 apoiadores japoneses.

Selecao-japonesa-de-futebol_fotogaleria_h

Seleção japonesa de futebol

A notícia informa que, adicionalmente, existem numerosos descendentes de imigrantes japoneses nas chamadas Associações de Províncias Japonesas no Brasil, que contam com pessoas com domínio da língua japonesa para eventuais necessidades. Esta Associação organizou um grupo especial para tanto, contando com a secretaria de Eduardo Go Nakashima, da administração da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa.

O Brasil tem sido foco de especial atenção no noticiário internacional, e as manifestações populares, algumas violentas, estão sendo amplamente divulgadas no mundo. Também os atrasos em algumas obras, tanto no que se refere aos estádios como os relacionados com os transportes, notadamente os aeroportos.

No que se refere às hospedagens, parece que a rede hoteleira está até com reservas abaixo das expectativas. Mas as dificuldades de transportes locais, como os táxis e transportes coletivos podem ser menos eficientes, principalmente para atender turistas estrangeiros que normalmente se comunicam em inglês.

Espera-se que os torcedores venham em grupos organizados por agências de turismo, até para programas complementares aos jogos da Copa. O uso de restaurantes, casas noturnas, e pontos de turismo necessitam de um mínimo de organização, e estes grupos de torcedores diferem um pouco dos turistas que já estão acostumados aos problemas que encontram em todo o mundo.

Informa-se que também voluntários estão sendo preparados, mas as equipes que disputarão a Copa do Mundo possuem hábitos diferentes, como os seus torcedores, inclusive no que se refere ao idioma que utilizam. Pelas vendas antecipadas dos ingressos, deve-se estimar que os torcedores-turistas estrangeiros devem a algumas centenas de milhares, todos num período limitado de meados de junho para meados de julho próximo.

Certamente, outros eventos como o carnaval recebem maior número de visitantes estrangeiros, mas estes eventos são anuais, quando a última Copa do Mundo no Brasil realizou-se em 1950, dentro de uma realidade muito diferente.


2 Comentários para “Preparação Para Estrangeiros na Copa do Mundo”

  1. Isaque Doi
    1  escreveu às 11:24 em 14 de maio de 2014:

    Torcendo pela JFA. Existe a possibilidade de sermos surpreendidos! Gosto muito do blog, Paulo! Um abraço.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 16:32 em 14 de maio de 2014:

    Caro Isaque Doi,

    Muito obrigado pelo uso do site pelo seu comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: