Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Problemas nas Criações das Enguias

11 de Maio de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Uma informação divulgada pelo Yomiuri Shimbun esclarece problemas que estão sendo enfrentados na produção das enguias, que em japonês é conhecido como unagui. Trata-se de uma iguaria cada vez mais rara, que é consumida grelhada com um molho tipo teriaki, conhecida como kabayaki, que está subindo de preço. Originárias do mar, as enguias são criadas em tanques, notadamente na província japonesa de Aiichi. A notícia informa que à pedido da Agência de Pesca do governo japonês, o Instituto de Investigação Pesqueira iniciou um programa de pesquisa sobre a sua produção. O ponto crucial é que não se conhece muito sobre a determinação do sexo das enguias, pois em ambientes artificiais muitas originariamente fêmeas se tornam masculinas.

Segundo a notícia, o problema fundamental acaba sendo a preservação do sexo feminino em ambiente artificial. Não se conhece outra técnica que a da tentativa e erro para tanto, e pelo visto pouco se conhece sobre a sua história, mantendo-se um mistério sobre o que determina o seu sexo. Os criadores capturam as enguias jovens no mar e fornecem as adultas, sendo que sua produção em 2012 foi somente de 12,6 toneladas, quando sete anos passados era de 29,2 toneladas. Esta produção é feita em tanques de vidro, pois nos de barros muitas enguias acabam se perdendo por se enterrarem no solo. Já se tentou a sua produção no Brasil, mas o produto ficava com uma casca exageradamente dura, não apresentando a qualidade desejada.

imagesV67Z7L2M

Pelo que se sabe, existem diversas variedades de enguias, sendo que as apreciadas pelos japoneses começam a sua vida em água doce, para se dirigirem ao mar para a reprodução. Como muitos frutos do mar, que hoje 50% são produzidas em ambiente artificial, também a enguia é criada. O que seria desejável seria o domínio de sua reprodução, pois no mar a sobrevida acaba sendo baixa, pois os filhotes acabam sendo devorados por outros peixes.

Certamente, a determinação do sexo seria fundamental, mas se há possibilidade de mudança do sexo, muita pesquisa ainda será necessária, o que deverá demandar muito trabalho por um longo período. Mas existem produções de enguias em outros países que não o Japão, sempre de qualidade diferentes, mas muitos aceitáveis.

Informa-se que a temperatura adequada para a criação das enguias seria de 28 graus Celsius, também existindo o problema de sua alimentação adequada. As pesquisas serão tentadas com a separação de grupos submetidos às variadas condições, para verificar os seus comportamentos, mas ainda não se podem formular sequer hipóteses sobre o que poderia acontecer.

Evidentemente, haveria possibilidade de uso de outras variedades tentando aproximar-se do produto que é conseguido pelos japoneses. Enquanto alguns resultados não são obtidos, os consumidores e apreciadores do kabayaki terão que se conformar com a sua crescente raridade, que implicará em preços cada vez mais elevados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: