Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças de Atividades dos Funcionários no Japão

8 de junho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

O Japão veio se marcando pelas inovações introduzidas com relação à eficiência e bem estar dos seus recursos humanos. Agora, novas mudanças estão sendo notadas e noticiadas, como as que destinam os horários iniciais do dia para atividades de lazer, passatempo, exercícios físicos e outras atividades culturais. No passado, havia uma concentração de atividades visando o aperfeiçoamento e qualificações destes funcionários como cursos para seu aprimoramento, mas está se observando que o bem estar dos funcionários contribui para o aumento da eficiência do seu trabalho no restante do expediente, que pode até envolver horas extras no final do dia. Uma notícia sobre o assunto, elaborada por Tomoaki Nonaka do Yomiuri Shimbun, foi publicado no The Japan News.

Parece que a ideia surgiu de um passeio que um funcionário fazia pela região de Tsukiji, famosa em Tóquio pelo seu mercado de peixe e outras atividades relacionadas com a culinária. Ele notou que isto lhe dava uma satisfação que aumentava a sua disposição de trabalho durante o resto do dia. Hoje, existem muitas organizações oferecendo variadas atividades que são destinadas a funcionários de diversas empresas, que não parecem relacionadas diretamente com suas tarefas nas empresas, mas acabam aumentando o bem estar e a disposição para o resto do dia, contribuindo para o aumento de sua eficiência.

clip_image001

Participants in Takibi Maestro Class in Chiyoda Ward, Tokyo. The Yomiuri Shimbun

A foto mostra um grupo de funcionários numa sala de uma empresa no bairro central de Marunouchi, em Tóquio, assistindo a uma palestra com o estranho nome de “takibi (fogueira) Maestro Class”. Eles aprenderam a acender uma fogueira e referia-se a vários problemas como os relacionados com a indústria florestal e de biomassa, incluindo uma experiência de execução.

Estes funcionários passaram depois a trocar ideias sobre as experiências por que tinham passado e o que tinham aprendido, depois de dois meses neste tipo de curso. Um disse que, desfrutando de atividades ao ar livre, ia ao trabalho com paz de espírito.

O programa era um dos 33 cursos que foi organizado na primavera japonesa pela chamada “Universidade da Manhã de Marunouchi”, uma entidade organizada para este tipo de finalidade. No último ano fiscal do Japão, 3.100 funcionários passaram por este tipo de curso naquela instituição, que está com suas atividades crescentes.

O que se constata é que muitas pessoas são mais ativas nas primeiras horas da manhã, e está se estimulando que eles escalem montanhas, nadem no mar e até apreciem um churrasco antes de irem para o trabalho. É evidente que estas atividades são mais propícias aos países desenvolvidos, onde os recursos humanos possuem as possibilidades de atividades mais diversificadas, que envolvem também o lazer programado.

Em algumas empresas japonesas, quando alguns funcionários se sentem fartos dos trabalhos e cansados, são autorizados a fazerem passeios pela cidade para voltarem a estar mais satisfeitos. Também os horários estão ficando flexíveis e como existem funcionários que se sentem melhor trabalhando à noite, eles contam com flexibilidade para tanto.

Também existem empresas que organizam eventos pela manhã com outras pequenas empresas que estão iniciando suas atividades como start-up, chegando a haver eventos que reúnem 250 empresas. Estes horários matutinos parecem estimular novas ideias, aumentando a taxa de sucesso.

Na realidade, está se constatando que as pessoas são diferentes e não há necessidade de forçá-las aos esquemas tradicionais de trabalho, mas conceder maior liberdade para aproveitar suas potencialidades quando se sentem melhor. Afinal os seres humanos não são máquinas, e apresentam suas diferenciações que deveriam ser respeitadas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: