Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Notícias das Mudanças no Japão

9 de junho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

O Japão é um país de longa tradição cultural, e nem todos os seus aspectos são muito conhecidos no exterior. Um artigo de Edan Corkill publicado no The Japan Times informa sobre as mudanças que estão ocorrendo na tradição de passagem dos custosos quimonos por gerações, diante do aumento da estatura dos jovens japoneses. Como muitos eram de seda da mais alta qualidade, com desenhos de muito bom gosto, era costume passar da mãe para as filhas, por muitas gerações, sendo preservados com muito cuidado. Mas, como as alimentações das crianças se alteraram, a estatura média das japonesas se elevou em 15 centímetros desde 1900, fazendo com que muitos destes quimonos ficassem pequenos para as novas gerações. A designer Eiko Kobayashi encontrou uma forma de adaptá-los para as roupas contemporâneas.

Passaram a ser saias longas aproveitando estes tecidos ou novas criadas com ricas estamparias inspiradas nos antigos quimonos. Seus trabalhos estão sendo apresentados na Europa, não se destinando a vendas, salvo alguns apetrechos mais simples, o que nem sempre é entendido pelas eventuais clientes interessadas nas suas aquisições. É muito difícil a uma ocidental entender toda a complexidade destes quimonos ricos utilizados por gerações.

clip_image002A Be Japon dress by designer Eiko Kobayashi is brought to life by a model.

Outro aspecto pouco conhecido do Japão é que a cidade de Nagasaki tem uma longa tradição de cristianismo, que já remonta há 500 anos. Muitas famílias de imigrantes japoneses já eram católicas antes de virem para o Brasil.

A prefeitura de Nakasaki criou um site denominado Oratio onde muitas destas informações estão sendo colocadas à disposição do público. Informa-se que a maioria das famílias que possui o sobrenome Hirata ou Suzuki tem estes traços pouco conhecidos no exterior.

The home page of the Nagasaki prefectural government's Oratio website (Provided by the Nagasaki prefectural government)

The home page of the Nagasaki prefectural government’s Oratio website (Provided by the Nagasaki prefectural government)

The home page of the Nagasaki prefectural government's Oratio website (Provided by the Nagasaki prefectural government)

A photo on the Oratio website, taken by Tsutomu Ikeda, displays the interior of a Christian church. (Provided by the Nagasaki prefectural government)

The home page of the Nagasaki prefectural government's Oratio website (Provided by the Nagasaki prefectural government)

A photo on the Oratio website, taken by Tsutomu Ikeda, shows a woman attending Mass. (Provided by the Nagasaki prefectural government)



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: