Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Importância da Brazuca no Aumento dos Gols

3 de julho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Apesar de não ser um especialista na matéria, com a observação de um leigo comentava com meus amigos a minha impressão que esta Brazuca criada pela Adidas provocava alguns efeitos diferentes das bolas anteriores, até mesma a Jabulani utilizada na Copa do Mundo na África do Sul. Nos chutes fortes dos atacantes africanos, a maioria das bolas tendia a subir mais que o objetivo no gol, diante da menor resistência do ar. As bolas acabam sendo mais rápidas nos seus trajetos, fazendo com que o número dos gols tenha aumentado com relação às competições anteriores. Agora, com os testes efetuados nos laboratórios japoneses da Universidade de Tsukuba, no Institute of Health and Sport Science, confirma-se que o comportamento aerodinâmico da Brazuca proporciona menos balanços, resultando numa velocidade superior às bolas anteriormente utilizadas. Na realidade, como os gols são os eventos mais importantes no futebol, a Adidas tinha esta pretensão expressa na sua fabricação.

O assunto está apresentado no artigo elaborado por Alex Duff e publicado no site da Bloomberg. O estudo foi relatado por Sungchang Hong e Takeshi Asai, da Universidade de Tsukuba, que testou a bola num túnel de vento, com chutes efetuados por um robô. Também a NASA, de acordo com o especialista Rabi Mehta, comprovou que esta bola reduz a oscilação que as costuras provocam ao colidir com os fluxos do ar das anteriores. As equipes que participam da Copa do Mundo não podem alegar que desconheciam estes dados confirmados pelas pesquisas, pois as bolas foram testadas depois de apresentadas para os competidores há muitos meses.

BOLA

Alguns jogadores que estão competindo na Copa do Mundo, tanto goleiros como atacantes, já vinham observando estas diferenças na prática, e agora contam com resultados de estudos científicos. Entre eles o goleiro David Ospina, da Colômbia, e o atacante James Rodriguez. Também quando a Holanda superou o México, o chute de Wesley Sneijder superou o excelente goleiro Guilhermo Ochoa, como cita o artigo.

O goleiro Pepe Reina, da Espanha, foi um dos que testaram a Brazuca, e deram uma opinião favorável para a Adidas, afirmando que a era uma bola fair. Ainda assim, o artigo informa que não se observou o tipo de chute que era dado por Roberto Carlos, mostrando que os craques podem tirar partido de diferentes bolas.

O que se espera é que quem estiver no gol do Brasil assim como os nossos atacantes considerem estas características, e o que seria conveniente é que treinassem intensamente para superarem os adversários neste final da Copa do Mundo no país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: