Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Popularidade Mundial do Goji Berry

18 de julho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Saúde | 2 Comentários »

Muitos produtos utilizados pela Medicina Tradicional Chinesa estão sendo pesquisados pelos centros de estudos utilizando os métodos científicos consagrados no Ocidente. Entre eles destaca-se o que está ganhando marcante popularidade mundial, o Goji Berry, que é o fruto de uma planta cientificamente conhecido como Lycium barbarum, originário das montanhas do Tibet. Sua forma mais simples de consumo é na forma de frutos secos, somente mastigados.


Um artigo elaborado pela FreeLife International, uma empresa de Phoenix, Arizona, USA, foi publicado em maio de 2011 pela revista científica de prestígio, a Food Research International, analisando mais de 100 artigos publicados em uma ampla gama de revistas científicas de todo o mundo, resumindo as características botânicas, fitoquímicas e relevância clínica em eficácia e segurança do Goji Berry. O coautor desta revisão da FreeLife foi o Chefe Científico Officer, Dr. Haru Amagase, de prestígio neste segmento do conhecimento científico.

As informações coletadas nestes artigos são que o produto traz benefícios à saúde dos seres humanos para o seu bem estar geral, por estimular o metabolismo, para a modulação imunológica e por seus efeitos antioxidantes, como afirma o Dr. Norman R. Frarneworth, renomado farmacognosia da Universidade de Illinois. Segundo diversos estudos os seus princípios ativos são polissacarídeos, funcionando como um tônico para o fígado, rins e os olhos. Indicam benefícios sobre o envelhecimento, ajuda na neuroproteção, promove o bem estar geral, ajuda na resistência à fadiga, nos desgastes energéticos, no controle de glicose dos diabéticos, evita glaucoma, tem propriedades antioxidantes, ajuda na imunomodulação, tem atividade anti-tumor e citroproteção, entre outros benefícios à saúde humana.

A Dra. Vivienne Reeve da Universidade de Sidney que pesquisa sobre o papel anti-inflamatório com especial ênfase na proteção ao câncer de pele pelo uso do suco de Goji Berry afirmou que este levantamento é uma verdadeira bíblia sobre o assunto. O Dr. Chi-Tang Ho, da Universidade de Rutgers que trabalha sobre a genômica deste produto afirmou que a revisão é muito útil. O Dr. Rick Handel, Chefe de Produto Officer da FreeLife, veterano em nutrição, relaciona as pesquisas com o Goji Berry com o controle de peso. Tudo isto indica a importância destas pesquisas científicas que são amplas e variadas.

Afirma-se que o Goji Berry é provavelmente a fruta mais rica em nutrientes, fonte completa de proteína, contendo 19 aminoácidos diferentes, 8 essenciais ao corpo humano. E contem 21 minerais como zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio e fósforo entre outros. Contêm vitamina C quarenta vezes mais que a laranja, tendo também vitaminas B1, B2, B6 e E.

As pesquisas efetuadas pelo agrônomo Antonio Ueda, formado pela Escola de Agronomia Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, interessado em produtos naturais, comprovam que Goji Berry ajustaram-se as condições ambientais existentes em algumas áreas no Estado de São Paulo, proporcionando uma produção alvissareira. Também existem notícias sobre a sua produção no Norte do Paraná. Isto tem acontecido com outros produtos de origem chinesa, como a Lichia, considerada uma fruta nobre na China, que se tornou até possível de consumo popular no Brasil.

As embalagens que vem sendo utilizadas na comercialização destes produtos não parecem as mais apropriadas, podendo haver aperfeiçoamentos nas mesmas, para evitar contaminações e cuidar da sua adequada preservação.

Este produto ainda é encontrado somente nos estabelecimentos que trabalham com produtos naturais, voltados à preservação da saúde. A divulgação de suas qualidades está sendo ajudada por personalidades que costumam consumir este produto, como a Oprah Winfrey além de outras conhecidas e populares, o que explica parte da ampliação do seu consumo.


2 Comentários para “A Popularidade Mundial do Goji Berry”

  1. Marisa Lopes
    1  escreveu às 17:58 em 18 de julho de 2014:

    Adorei a postagem e estou usando o goji do emporium sim sim, estou sentindo que estou com mais imunidade e diminuiu a taxa de colesterol que tava alto, acho que são as fibras e a vitamina C.
    Deixei o site pra quem tem dificuldade em achar o goji berry, bjos!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 09:18 em 20 de julho de 2014:

    Cara Marisa Lopes,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: