Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Economia Filipina Passa Por Um Período de Expansão

3 de julho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Depois de um longo período de turbulências políticas e estagnação econômica, a Filipinas passa por um momento brilhante de elevado crescimento econômico e estabilidade política na atual administração de Benigno Aquino. Apesar de uma perspectiva positiva logo depois da Segunda Guerra Mundial, sob o comando de Ferdinand Marcos, após 1980 aquele país passou por uma longa recessão e instabilidade política, com a saída dos investidores japoneses. Agora registrou um crescimento de 7,2% no ano passado, com uma população jovem com média de 23 anos de 100 milhões de habitantes, contando com 10% de trabalhadores no exterior como criadas, marinheiros e outras ocupações, que remeteram US$ 22,9 bilhões para o país no ano passado. 70% do PIB filipino decorre da demanda criada pela estabilidade de sua economia, mas também começa a investir no exterior, principalmente no varejo.

As empresas japonesas de varejo também aproveitam a demanda existente nas Filipinas, como as lojas da Uniquo que estão se expandindo tanto em Manila como em seus arredores. Vendem os mesmos produtos colocados no mercado japonês, contando com muitos compradores, notadamente nos fins de semana. Também a rede de lojas de conveniência como a Lawson está em expansão, contando com uma parceria com um grupo local. Ao mesmo tempo, redes filipinas de alimentos se expandem pela Ásia, contando como clientes os próprios trabalhadores filipinos que foram para o exterior, além de consumidores modestos que preferem seus produtos com baixos preços, tanto em Hong Kong como nos países do Sudeste Asiático.

mapa-de-filipinas

Como as Filipinas são um imenso arquipélago, o transporte marítimo atende a parte substancial de sua infraestrutura de transportes, não se contando com restrições importantes. Na reunião recente do World Economic Forum para o Leste Asiático, as Filipinas, que contará com uma renda per capita de somente US$ 3 mil no próximo ano, estão sendo consideradas o próximo milagre asiático.

Na realidade, mesmo num mundo globalizado que cresce ainda de forma modesta, existem algumas economias que estão se esforçando para aproveitar seus recursos humanos que são abundantes e baratos para promoverem o seu desenvolvimento.

O problema ainda é o seu setor industrial para o qual as autoridades locais procuram atrair investimentos estrangeiros, como os dos japoneses. A demanda local já permite a instalação de shoppings centers como o de Cebu, para aproveitamento da demanda que começa a se expandir localmente.

As redes de alimentações no exterior, como a Jollibee Foods, oferecem especialidades filipinas como um frango com arroz, com tempero um pouco adocicado. Os seus baixos preços atraem consumidores, além dos trabalhadores filipinos no exterior. No fundo, utilizam as boas experiências do mercado interno para expandirem também no exterior.

Também alguns refrigerantes como bebidas alcoólicas filipinas também se expandem nas suas colocações no exterior, aproveitando a capacidade empresarial de alguns dos seus grupos, que acumularam conhecimentos no aproveitando de um mercado interno de consumidores modestos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: