Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Garimpando Notícias Alvissareiras

28 de julho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Procuro na imprensa internacional e em alguns sites informações que se contraponham as muitas deprimentes que povoam, lamentavelmente, o momento atual no Brasil como no mundo. Como a disseminação dos drones que causam estragos sem riscos para os seus responsáveis, mísseis que atingem inocentes civis, idosos, mulheres e crianças sem que seus lançadores nem avaliem as mortes que estejam provocando, as corrupções por toda a parte que parece que seus responsáveis tenham a mínima consideração moral, as indiferenças das autoridades com os muitos desastres climáticos que aumentam com as ações humanas e desgraças como a que disseminam a terrível ébola pelos povos mais pobres da África. Acredito que esta seja um esforço para manter o mínimo de sanidade, no mínimo mental.

clip_image001

O site do Wall Street Journal publica um artigo de Matt Ridley, ele que é autor do “The Rational Optimist: How Prosperity Evolves”. Ele informa que as Nações Unidas pretende escolher no próximo mês os objetivos para o desenvolvimento no mundo para ser perseguido até 2030, definindo as suas prioridades. O autor pergunta quais seriam as coisas mais importantes? Ele consultou muitos seus colegas que se preocupam com estes assuntos e chegou à conclusão que devem se concentrar em poucos bem claros, evitando-se listas longas que diluem os esforços. Ele recomenda que o método de Bjorn Lomborg, do think tank internacional chamado Cento de Consenso de Copenhague para concentrar recursos limitados em diferentes prioridades seja utilizado. Ele vem fazendo isto regularmente a cada quatro anos, utilizando um simples sistema de custo/benefício, com a participação de quatro Prêmios Nobel, conseguindo o respeito de muitos analistas.

Na ONU existem diversos grupos analisando estes assuntos e o mais importante é o chamado GSP – Grupo de Trabalho Aberto. Bjorn Lomborg com a ajuda de 60 importantes economistas fez uma avaliação dos custos/benefícios dos diversos programas, e discutiu diretamente com este grupo da ONU. Chegaram a 17 objetivos que denominam “fenomenais” que estão disponíveis online no: http://sustainabledevelopment.un.org/focussdgs.html .

clip_image003

Matt Ridley chegou a sua própria lista de cinco objetivos mundiais: 1. Reduzir a desnutrição, e cada dólar para aliviá-la traz 59 dólares de benefícios; 2. Combater a malária e a tuberculose, que chega a um benefício de 35 dólares para cada dólar aplicado; 3. Aumentar a educação pré-escolar, que chega a 30 dólares de benefício a cada dólar aplicado; 4. Acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, que chega a benefícios de 150

dólares para cada um aplicado; e 5. Expandir o livre comércio, estimando-se que o sucesso da Rodada de Doha provocaria um benefício anual de US$ 3 trilhões de desenvolvimento em torno de 2020, chegando a US$ 100 trilhões no final do século.

Todos nós podemos ter as nossas preferências, mas espera-se que estas listas ajudem as autoridades de todo o mundo a dedicarem na perseguição do que podem conduzir ao desenvolvimento e a paz mundial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: