Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Indicações Gastronômicas no Japão

9 de julho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias | Tags: , ,

Certamente, o Japão é um dos países onde se dispõe de muitas alternativas para gastronomias diferenciadas, com custos para todos os bolsos. Para quem visita Quioto, que é uma cidade obrigatória para qualquer turista estrangeiro e que não gostaria de gastar muito, há uma interessante sugestão para um washoku simples, mas de qualidade, a culinária japonesa que é considerada um patrimônio da humanidade reconhecida pela UNESCO. A indicação é do jornalista e escritor irlandês J.J. O’Donughue, que escreve para o The Japan Times e é um bom conhecedor do que se dispõe no Japão. Fica na proximidade da estação ferroviária, no 11º andar do edifício Kyoto Isetan, com explicações corretas em inglês, sempre útil para quem não tem um domínio completo do idioma japonês, num estabelecimento de nome Aoi-jaya. Todos sabem que nem sempre as explicações em inglês por parte dos japoneses costumam ser satisfatórias, quando neste até eventuais consumidores com alergias estavam alertados adequadamente. Os restaurantes japoneses costumam ser especializados em determinados tipos de cozinha, o que não é o caso deste.

Como um almoço completo, existem diversos tipos de conjuntos que compreendem no mínimo o sashimi, tempura, algum tipo de arroz (ele experimentou um takigomi-gohan, um arroz temperado), soba e tsukemono (legumes em conserva), sendo que a especialidade da casa seria um bushi Seiro, um prato de broto de bambu no vapor, tudo muito tipicamente japonês. Estas refeições completas têm o nome de flores

clip_image001

Aoi-jaya: traditional Japanese cuisine without the traditional price tag

Este tipo de refeição completa conta com um preço que vai de US$ 15 a 25 por pessoa, que dificilmente seria encontrado em São Paulo.

Outra sugestão, mais exótica, é da jornalista Kayoko Kimura, também do mesmo jornal The Japan Times, recomendando um restaurante de comida ainu (considerados indígenas japoneses, que ainda habitam a região norte de Hokkaido), localizado em Tóquio, que conta com muitos ingredientes de plantas silvestres. O nome do estabelecimento é HaruKor, que na linguagem deles significa ter comida.

Contando com decoração temática, os proprietários fornecem todas as informações que forem solicitadas sobre a cultura ainu. Os pratos são de salmão, bacalhau, veados e batatas, com fortes temperos de plantas silvestres, com moderadas quantidades de gordura, sal, e sem molhos como de soja. Nesta culinária, os métodos de cozimento ressaltam os sabores dos ingredientes, com elevado respeito à natureza. Algumas destas plantas são consideradas medicinais.

O prato mais apreciado é o kampoca rataskep com abóbora japonesa. Rataskep significa no idioma ainu mistura refogada, e o prato é feito de uma massa de legumes cozidos juntos, com feijão e plantas silvestres.

Tudo isto mostra a riqueza da culinária japonesa, que depende fortemente dos ingredientes locais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: