Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Melhoria da Visão e seus Benefícios

14 de julho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Educação, Notícias, Saúde | Tags: , ,

O site do The Economist informa que numa pesquisa efetuada com 20 mil crianças do meio rural chinês constatou-se que 24% delas apresentavam deficiência em um dos olhos e 16% em ambos os olhos, prejudicando os seus aproveitamentos nas escolas. O acesso aos óculos era limitado pelos seus custos como pelas resistências dos seus pais. Os economistas Paul Glewwe, Albert Park e Meng Zhao descreveram num recente artigo, segundo aquela revista, que oferecer a estas crianças óculos gratuitamente promovia o desenvolvimento com as melhorias dos seus rendimentos nas escolas. Eles fizeram pesquisas custeadas pelo governo na Província de Gansu, em trinta e sete cidades, no oeste chinês, metade com o fornecimento gratuito de óculos e metade sem estas providências. Os alunos que receberam os óculos tiveram o ganho equivalente a 0,9 ano de escolaridade.

Também fizeram testes sobre os ganhos em termos de custo benefício, e observaram que os que receberam os óculos gratuitamente tiveram um ganho de 128 yuan por ano, quando diplomados em escolas intermediárias. Todas estas pesquisas foram efetuadas com rigor científico, tendo como elemento de comparação amostras onde os óculos não eram oferecidos. Mesmo sem esta preocupação acadêmica, estão sendo observados benefícios que demonstram as vantagens de providenciar uma adequada visão às crianças, em variados locais.

11027115

Estas constatações estão levando alguns grupos voluntários à produção de óculos rudimentares e baratos que atendem as necessidades dos estudantes. Um caso que vem sendo divulgado pela imprensa é a produção de óculos simples fabricados com arames, que contam com as lentes adequadas para as necessidades de algumas crianças. Informa-se que os mesmos acabam custando somente US$ 1,00, mostrando que com custos modestos ganhos importantes podem ser obtidos.

Isto leva à reflexão sobre a quantidade de óculos que acabam sendo substituídos por outros diante das mudanças das deficiências visuais ao longo da vida. As armações que custam muito, notadamente quando são de grifes, poderiam ser recicladas para uso com outras lentes por aqueles que deles necessitam, que contam com limitações do poder aquisitivo.

Com a elevada quantidade de deficiência visual, se ela for diagnosticada ainda quando crianças os benefícios podem ser melhores ao longo de suas vidas. Mas também os idosos tendem cada vez mais a apresentar naturalmente deficiências, que corrigidas podem proporcionar melhor qualidade de vida.

O que deve se recomendar é que haja consultas regulares aos oftalmologistas, pois as deficiências podem estar sendo provocadas por variados motivos, e diagnósticos corretos precisam ser obtidos. Como as muitas correções, desde simples cirurgias, como tratamentos mais cuidadosos, necessitam de orientação médica, e quanto mais prematuramente efetuadas as consultas as possibilidades de correções adequadas acabam sendo mais eficazes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: