Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Tufões Desta Temporada

8 de julho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , ,

As regiões que são normalmente atingidos pelos tufões, como os Estados Unidos a partir do Caribe ou o Japão a partir do Oceano Pacífico, acabam naturalmente ficando apreensivos, mesmo que existam formas de suas previsões antecipadas, que nunca são exatas, ainda que venham melhorando. Agora se informa que o primeiro da temporada, denominado Neogiri, está se aproximando de Okinawa, com ventos fortes estimados entre 180 a 252 quilômetros por hora no momento, segundo a Japan Meteorological Agency, devendo se acelerar, podendo evoluir em direção à região de Kyushu. As autoridades já alertaram a população para se preparar para enfrentar fortes chuvas, deslizamentos de terras e inundações.

Nos Estados Unidos, as informações são prestadas pela NOAA – The National Ocean and Atmospheric Administration, que prevê uma temporada com 50% de chances de serem próximas das normais ou abaixo das normais, 40% de serem próximas das normais e 10% acima das normais com o desenvolvimento do El Niño durante o verão e o outono. 70% de chance de 9 a 13 serem considerados chuvas fortes, com 3 a 6 com furações (com ventos de 74 milhas por hora ou mais altos), com um ou dois se tornando furações maiores (acima de 111 milhas por hora). Os modelos existentes, ainda que continuamente aperfeiçoados, sofrem limitações de orçamento para os pontos de coleta das informações.

clip_image001

This MTSAT Rainbow satellite image from the National Oceanic and Atmospheric Administration on Monday shows Typhoon Neoguri heading toward Japan. EPA/NOAA

As autoridades japonesas estão recomendando a população que acompanhe as informações atualizadas sobre a evolução deste tufão, que são frequentes por meio da televisão. Além da evolução anterior, a situação presente, são fornecidas as tendências futuras de sua evolução, com as informações constantemente atualizadas. Pode haver mudanças, tanto com sua aceleração bem como dos ventos, e mesmo alterações nos trajetos estimados.

Para quem viveu no Japão, a experiência de seu acompanhamento, que pode afetar populações de muitas regiões, acaba sendo de vital importância. Mesmo nas suas proximidades, os ventos rasantes fazem com que as chuvas não possam ser evitadas, pois são laterais, não havendo guarda-chuva ou capas que consigam evitar os seus danos.

Ainda que sejam tomadas todas as providências possíveis, como as proteções das portas e janelas, muitas vezes os ventos são tão fortes que arrancam até os telhados, arrasando muitas residências e provocando estragos em outras construções. As árvores e fiações elétricas acabam sendo prejudicadas, e todos os esforços organizados da defesa civil são acionados, da forma mais organizada, pois estão acostumados de serem atingidos por estes fenômenos climáticos.

O que fica difícil de compreender é que os muitos países não cheguem a um acordo sobre o aquecimento global que está aumentando a ocorrência destes fenômenos, bem como a sua intensidade, causando grandes prejuízos em vidas como materiais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: