Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Anais do Imperador Hirohito

10 de setembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

A Agência da Administração da Casa Imperial do Japão divulgou os anais do Imperador Hirohito que detalham os 87 anos de sua longa vida, que começou no dia 29 de abril de 1901 e terminou com o seu falecimento no dia 7 de janeiro de 1989. Inclui o período em que ele ascendeu ao Trono do Crisântemo em 25 de dezembro de 1926, o seu pronunciamento pelo rádio de 15 de agosto de 1945 declarando a rendição japonesa, até o seu falecimento no pós-guerra, já como Imperador constitucional. São 61 volumes que compreendem 12.137 páginas, com 3.152 conjuntos de materiais, sendo 40 não conhecidos até hoje. Estão publicados em todos os jornais japoneses.

Entre os fatos destacados no The New York Times pelo jornalista Martin Fackler está sua oposição à aliança na Segunda Guerra Mundial com a Alemanha nazista que levou a formação do Eixo junto com a Itália, e sua advertência antes do ataque a Perl Harbor que uma guerra com os Estados Unidos como autodestrutivo para o Japão.

clip_image002                                                Sua Majestade Imperial Hirohito

Atribui-se a demora na divulgação destes anais, dado que muitos dos assuntos abordados são sensíveis para a opinião pública japonesa e mundial, podendo ser atribuída a sua responsabilidade na Segunda Guerra Mundial por não ter assumido uma posição mais atuante ao período nacionalista e militarista que levou ao conflito mundial.

Os analistas norte-americanos também informam que os contatos do Imperador Hirohito com o general Douglas MacArthur, que comandou a ocupação dos aliados no Japão não estão apresentados em todos os seus detalhes.

Os documentos divulgados incluem o diário de Saburo Hyakutake, o grande camareiro do Imperador Hirohito, que compreende o período crítico do regime militar em 1936. Estes documentos japoneses do passado costumam ser muito detalhados, como os que foram divulgados, compreendendo o período deste a Restauração Meiji até a Segunda Guerra Mundial, e devem servir para muitos estudos dos historiadores.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: