Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Vantagens Paralelas das Eleições

26 de setembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Ainda que os candidatos aos principais postos nas próximas eleições não venham travando um debate adequado dos programas que deveriam defender, nota-se nas proximidades das mesmas um aumento da discussão na sociedade brasileira de assuntos relevantes, pelos eventos que muitos meios de comunicação social do país estão promovendo. Os jornais O Estado de S.Paulo e Valor Econômico destacam-se nas edições de hoje, pelas publicações dos suplementos Fóruns Estadão Brasil Competitivo, além dos Especiais sobre a Reindustrialização e sobre a Transparência contábil, que poderiam ser aperfeiçoados, mas são boas bases para discussões que deveriam se prolongar entre os que pensam o Brasil e seus problemas. Alem dos assuntos importantes abordados pelos próprios jornalistas nos seus artigos nas suas pautas habituais.

O Estadão promoveu um debate entre personalidades que participaram da administração pública bem como outros representantes de entidades de classe ou centros acadêmicos, cujos pontos principais são publicados no suplemento. A competitividade, o custo Brasil, modelos de crescimento, agências reguladoras, os problemas do agronegócio, desperdícios dos recursos públicos e outros aspectos relacionados acabam de receber subsídios adicionais, com respeitáveis pontos de vistas de diversos ângulos. Eles todos podem ser acessados no suplemento publicado.

clip_image002

No Valor Econômico está o suplemento tratando da reindustrialização e da transparência contábil. Em que pese a preocupação de conseguir contribuições de representes de diversos setores que ligam destes assuntos, que são inesgotáveis, notam-se algumas ausências lamentáveis, possivelmente diante da falta de empenho da parte dos serviços relacionados com os meios de comunicação social em algumas entidades. Por exemplo, ainda que a FEAUSP – Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, tenha quadros expressivos que estão contribuindo com o aperfeiçoamento das auditorias no Brasil e no mundo, não se nota depoimentos ou artigos destes profissionais.

 

clip_image004clip_image006

O que parece importante é que estes subsídios estejam conectados com a classe política, tanto dos candidatos que estão envolvidos no pleito próximo, como dos que estarão fazendo parte do Congresso, que deve expressar a vontade popular. Mesmo que estes conhecimentos dos especialistas sejam relevantes, se não forem transmitidos adequadamente para aqueles que disputam as eleições, ou podem influir nas suas orientações, tudo ficará como estudos meramente acadêmicos.

Certamente, muitas destas discussões deverão estar subsidiando os auxiliares que estão envolvidos na campanha, mas até agora parece que o papel dos chamados marqueteiros parecem estar ressaltados, com as agressões que podem atingir alguns candidatos, mas em nada contribuem para programas construtivos para a sociedade brasileira.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: