Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Manifestações de Insatisfação em Todo o Mundo

23 de outubro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Política | Tags: , , , | 2 Comentários »

O professor Delfim Netto sempre ensinou que a melhoria na situação econômica tende a ampliar as aspirações de liberdades políticas. Parece que acontece atualmente de forma expressiva em Hong Kong, mas também se registram aumentos de adesões ao Estado Islâmico em muitos países no mundo, como nos Estados Unidos, na Europa e até no Japão. As decisões de bombardeios indiscriminados utilizando drones e aviões militares, atingindo também a população civil, parecem acirrar a discordância de muitas pessoas que acabam tomando atitudes inusitadas para expressar a sua insatisfação. Também os abusos do sistema financeiro mundial provocaram o chamado Occupy Wall Street e as flagrantes manipulações do chamado Liber e das taxas de câmbio, como constatado em Londres, além das resistências às medidas restritivas das especulações financeiras, acabam por contrariar os mais informados.

Ainda que exista uma melhora significativa no padrão econômico da população mundial ao longo das últimas décadas, os abusos daqueles que estão no topo dos sistemas, usufruindo de lucros absurdos de formas duvidosas, acabam por disseminar estas insatisfações. Quando não podem ser resolvidos pelos sistemas democráticos, alguns acabam extravasando seus protestos de formas até violentas, lamentavelmente. Isto deveria servir de alerta para os que continuam abusando, até de formas ilegais, manipulando taxas de juros e de câmbio, bem como evitando restrições para controle dos fluxos financeiros exagerados, que, mesmo dando a desejável liquidez mundial, sempre dão margens às especulações danosas. Se regulamentações razoáveis que evitem abusos não forem implementadas, estes protestos continuarão a se multiplicar de formas variadas.

clip_image002

Occupy Wall Street

clip_image004

Protest in Hong Kong

Basta abrir os jornais em qualquer parte do mundo para constatar que as manifestações coletivas ou de indivíduos se multiplicam, de forma desesperada com as decisões tomadas pelas autoridades, incapazes de atender às aspirações de todos. Isto ocorre tanto em países de tradição democrática como aqueles em que o autoritarismo continua sendo preservado. Sempre é preciso atender a maioria, mas também vozes de minorias devem ser ouvidas, pois todos temos que conviver até com os que pensam de forma contrária.

O desejável é que tudo fosse acomodado de forma democrática, mas algumas decisões acabam revoltando algumas pessoas, quando injustiças flagrantes acabam ocorrendo, como a morte indiscriminada de não combatentes, inclusive crianças. Quando os abusos são de pessoas que se aproveitam de forma econômica e financeira com as irregularidades enriquecendo de forma exagerada, as revoltas acabam sendo justas, mas nem sempre canalizáveis de formas adequadas.

São aspectos que devem preocupar a todos, minimizando as injustiças que são aquelas que geram protestos mais agudos, que surpreendem a todos. Os casos de adesão ao Estado Islâmico acabam transferindo os confrontos tradicionais a situações como os das guerilhas, quando fica difícil identificar quem são os inimigos.

Isto gera inseguranças que levam a novos abusos. Autoridades, como dos países desenvolvidos, não contam com mecanismos legais para coibir ações violentas de alguns individuos de formas convenientes e aceitáveis por todos. As mesmas injustiças que geram manifestações populares em paises emergentes ou menos desenvolvidos acabam afetando a todos.

Evidentemente, com o contínuo aprendizado das diversas sociedades, a grande maioria das situações acaba se enquadrando no sistema legal, e os casos isolados devem ser examinados pela Justiça, que necessita evoluir de forma que nem sempre agrada a todos. Mas, espera-se que as novas situações possam permitir a convivência de pessoas que pensam de formas diferentes dentro da mesma coletividade, com um mínimo de tolerância.


2 Comentários para “Manifestações de Insatisfação em Todo o Mundo”

  1. Hugo Penteado
    1  escreveu às 09:32 em 24 de outubro de 2014:

    Acho que o Professor Delfim está certo: a melhora econômica está voltada para um grupo específico da nossa sociedade, marginalizando parcelas cada vez maiores da população e aumenta com clareza a total falta de liberdade política e causa revolta. Cada vez mais o grosso da população está se estreitando em cada vez menos oportunidades de trabalhos criativos, dignos, bem remunerados e em cidades onde ocorre uma “gentrificação”, que mantém essas pessoas longe do local do trabalho em periferias grotescas sem infraestrutura e com uma mobilidade urbana cada vez mais precária. É um colosso de gente vivendo em condições cada vez menos humanas. Os abusos precisam terminar.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:44 em 25 de outubro de 2014:

    Caro Hugo Penteado,

    Mesmo com todas as dificuldades, ainda sou mais otimista. Acho que vamos aprender a conviver com o respeito à natureza, e as injustiças entre as pessoas tendem a ser cada vez mais condenadas. Minorar estas diferenças parace ser o desafio que se antepõe a todos nós.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: