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A Centenária Estação de Tóquio

2 de novembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

Dos cem anos que a Estação de Tóquio completa ainda este ano, como noticiado no The Japan Times num artigo de Satoko Kawasaki, por 46 anos tive o privilégio de acompanhar pessoalmentesua evolução, tendo revisto-a recentemente com todas as mudanças da região central de Marunouchi. De inspiração inglesa, foi projetada pelo arquiteto japonês Kingo Tatsuno e todo construído com tijolos como até hoje é preservado, com pequenas mudanças decorrentes dos estragos dos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Ela resistiu ao Grande Terremoto de 7,9 graus que arrasou a capital japonesa em 1923. Dois andares foram acrescidos há poucos anos, numa operação inusitada sem destruição do seu teto, e cerca de sua metade é hoje ocupada por escritórios, bem como pelo lendário Tokyo Station Hotel, que acomodou visitantes ilustres do governo japonês. Diariamente passam por esta estação nada menos de 4.100 trens, em diversos níveis, como os famosos Shinkansen que cobrem hoje praticamente todo o Japão.

Tendo ocupado um hotel ao lado destas linhas ferroviárias perto desta estação, minha esposa se preocupava com todo o intenso tráfego dos trens, mas, com as vedações eficientes dos edifícios japoneses, não se sente nenhum barulho ou vibração. Todo o bairro de Marunouchi foi remodelado, tanto na parte pertencente ao grupo Mitsubishi como com a construção da Prefeitura de Tóquio, que compreende um suntuoso centro cultural. Ambos os lados da linha férrea sofreram fortes remodelações com muitos prédios sendo substituídos por arranha-céus, acomodando lojas de elevado luxo e escritórios de grandes empresas internacionais. No antigo pátio ferroviário, na região da primeira estação de Shimbashi que ligava Tóquio ao porto de Yokohama, ergueu-se um novo bairro conhecido como Siodome, todo de novos, elevados e suntuosos edifícios comerciais. Quem não vai a Tóquio há mais de dois anos não reconhece mais esta região da cidade.

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A estação de Tóquio por onde passam 4.100 por dia, em diversos níveis

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A cúpula da Estação de Tóquio, em foto publicada no The Japan Times

Com a multidão que circula diariamente pela Estação de Tóquio, que conta também com diversas linhas de metrô, o local é considerado com um dos melhores pontos de venda do Japão. A região de Marunouchi já foi considerada um dos mais importantes centros financeiros do mundo, e somente empresas de grande prestígio internacional conseguiram alugar algum espaço. Hoje, são as grandes lojas de grifes internacionais que ocupam suas lojas, mais para marcarem a sua importância.

A agência do Banco do Brasil que se localizava nesta região, possivelmente diante dos elevadíssimos aluguéis, parece ter se deslocado para outra região mais acessível da cidade, pois não a localizei para tomar um cafezinho, pois lá estava uma placa indicando a minha presença na sua inauguração. Outras empresas brasileiras internacionais como, a Vale e a Petrobras, também mudaram de localização, ainda que para outras áreas também importantes.

Alguns analistas entendem que está havendo um exagerado boom imobiliário no Japão, pois também em outros bairros de prestígio estão sendo construídos conjuntos de assustadoras dimensões, destruindo prédios que seriam considerados pelos brasileiros como novos.

Mas os mais importantes marcos de Tóquio continuam preservados, ainda que com modernizações, exigindo os que não frequentam a cidade se atualizarem com as localizações dos pontos que desejam visitar.


2 Comentários para “A Centenária Estação de Tóquio”

  1. Roberto
    1  escreveu às 09:13 em 3 de novembro de 2014:

    A estação de Tokyo do lado Marunouchi (há um outro lado, Yaesu) era um lugar pacato (apesar de estar no centro de Tokyo) que lembrava uma Tokyo antiga. A renovação matou isto e hoje ela está sem identidade. Limpa, cheia de gente, perfeito como qualquer prédio moderno e simplesmente de fácil esquecimento por se parecer igual a tantas outros. Tudo isso, claro, regado a lojas e escritórios comerciais que tornam viável o empreendimento.

    O Banco do Brasil se mudou para Gotanda próximo ao consulado de Tokyo, uma das regiões mais baratas dentro da área nobre do Yamanote-san. É barata porque tradicionalmente Gotanda era um bairro da luz vermelha (existem resquícios desta época bem atrás do consulado). Isto mudou na década de 70 quando uma grande firma se instalou na região e o Correio montou um hotel (de luxo para o padrão da época) que existe até hoje. Mas a reputação continua. Conheço muita gente que nunca pensaria em abrir firma lá. Sei disso porque tive um escritório lá.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:12 em 3 de novembro de 2014:

    Caro Roberto,

    Obrigado pelos comentários. V. conhece melhor Tokyo que eu, pois viveu mais recentemente lá. Passei por Yaesu, e ví dentro da nova orientação que estão executando lá algumas obra. Estive no Muji que é uma cadeia de lojas que vende tudo sem as marcas, ainda que sejam bons produtos, acabando ficando mais barato, como estive na sua filial em Roppongi DownTown. Segundo o Horisaka, o volume de obras que estão em andamento podem gerar um perigoso boom, que estourando pode gerar uma nova crise. Como a população ao cresce, as compras dos chineses que evitam hoje Hong Kong estão compensando em parte. As demandas dos produtos de luxo continuam alta, mas nota-se que a economia japonesa, principalmente no varejo, já não tem a vitalidade do passado. Tanto que o Bank of Japan está tomando medidas adicionais para estimular a economia do país.

    Paulo Yokota


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