Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aceitação do Mercado ao Anúncio da Nova Equipe Econômica

21 de novembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , , , ,

A boa aceitação da Bolsa de Valores, com a alta das ações da Petrobras, por exemplo, e a queda da taxa de câmbio, entre outros indicadores, mostra que o chamado mercado está recebendo com aprovação as informações, ainda não confirmadas, dos principais nomes da nova equipe ministerial do governo Dilma Rousseff para o seu segundo mandato. São indicações que ela teria acabado por aceitar as mudanças do seu comportamento pessoal, que era de exagerada participação nos detalhes da fixação da política econômica, que não é o seu forte, ainda que tenha sido reeleita, aumentando as possibilidades de diálogos. Deve-se lembrar que o antigo comandante do Tesouro Nacional já teve divergências passadas com Dilma Rousseff, devendo contar com maior liberdade na sua ação no Ministério da Fazenda, com critérios mais rigorosos, não podendo ser considerado como indicação do Bradesco, onde trabalha atualmente. Nelson Barbosa, com boa experiência no governo, certamente está qualificado para a Secretaria de Planejamento da Presidência da República, sem a necessidade de excessivo desgaste de Guido Mantega. Com a confirmação da continuidade de Alexandre Tombini no Banco Central, o rigor da política monetária no combate à inflação ficaria assegurado, num melhor entrosamento com a política fiscal e demais aspectos que influem na eficiência da política econômica, sem a exagerada interferência política-partidária.

Com a indicação do ex-presidente da CNI – Confederação Nacional da Indústria, senador Armando Monteiro para o Ministério do Desenvolvimento e da senadora Katia Abreu, presidente da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, para o Ministério da Agricultura ergue-se a possibilidade de maior acesso dos empresários aos diálogos com o governo, ponto crucial para melhora da credibilidade do governo. Ainda que todos estes nomes não possam ser as primeiras preferências pessoais de Dilma Rousseff, são indicações de que ela está se curvando às indicações da realidade, mostrando a gravidade da situação que está se enfrentando, sem os ventos de cauda do comércio internacional. Seria um pragmatismo mostrando que o governo terá negociações difíceis com a classe política, preservando as qualificações técnicas nos principais postos relevantes para a política econômica, sem se curvar também aos interesses do setor financeiro.

800px-Joaquim_Levy

Joaquim Levy, qualificado economista seria indicado para o Ministério da Fazenda

Nelson-Barbosa-

Nelson Barbosa que seria indicado para a Secretaria de Planejamento

alexandre-tombini-051_2

Alexande Tombini continuaria no Banco Central

senador

Senador Armando Monteiro Neto, ex-presidente do CNI, iria para o Ministério do Desenvolvimento

katia-abreu

Senadora Katia Abreu, presidente do CNA, iria para o Ministério da Agricultura

Se confirmadas estas indicações, sem nenhum demérito à equipe atual que obedeceu disciplinadamente ao comando de Dilma Rousseff, haveria uma evidente indicação da melhoria das qualidades, permitindo um diálogo mais profícuo tanto com os segmentos acadêmicos como empresarias e até políticos.

Todos sabem que o entrosamento de uma nova equipe apresenta dificuldades, mas se Aloisio Mercadante, que vem atuando muito junto à presidente Dilma Rousseff no seu atual cargo de ministro Chefe da Casa Civil, costurar muitos entendimentos, tudo indica que existem fortes chances para uma atitude mais realística diante dos problemas que precisam ser enfrentados.

Como também começam a surgir reajustamentos de posições, como vem ocorrendo na China com a redução da taxa de juros, pode haver uma ligeira melhora no cenário internacional, pois todos estão inseridos na economia globalizada, e somente uma recuperação nos Estados Unidos não é suficiente para alterar o panorama mundial. Mas acréscimos marginais em muitas economias podem alterar o quadro de pessimismo que se verifica neste final do ano, projetando-se para os próximos anos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: