Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dois Países Mais Importantes do Mundo se Encontram

12 de novembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , , , ,

Ainda que Xi Jinping, o presidente da China com poder incrível, que pretende superar os Estados Unidos nas próximas décadas pela sua importância mundial, tenha obtido um grande resultado diplomático na sua reunião de cúpula com o Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, que vem enfrentando variados problemas para consolidar a sua liderança no seu país como no mundo, há que se admitir que resultados surpreendentes para o mundo fossem obtidos. Ainda que isto não possa atender a todos, havendo observações como do site do The Economist que os Estados Unidos cederam mais que os chineses na questão das emissões dos gases de efeito estufa, não se pode negar que importantes avanços foram conquistados, como parece ter surpreendido muitos veículos de comunicaçâo importantes no mundo, inclusive agências noticiosas internacionais como o Associated Press.

O The Wall Street Journal publica no seu site um abrangente artigo escrito por Carol E.Lee, Jeremy Pagina e William Mauldin, informando que, além do entendimento sobre o clima, foram alcançados importantes acordos sobre questões militares, bem como o comércio relacionado com os produtos de informática, considerando inesperado este movimento, que certamente exigiu um grande esforço de Barack Obama e sua equipe, quando ele já era considerado um “lame duck”.

Tanto Xi Jinping como Barack Obama fizeram declarações públicas otimistas sobre o novo patamar em que colocam as relações bilaterais, que acabam provocando efeitos em todo o mundo. Apesar das diferenças existentes entre os dois países com relação a muitas questões, tudo o que é possível parece ter sido feito, mesmo considerando os compromissos existentes com seus aliados.

Quando a reunião de cúpula anterior foi realizada em Sunnyland na Califórnia num clima descontraído, os chineses capricharam para que o evento em Beijing fosse mais formal, envolvendo até uma visita pelos jardins da residência oficial, ao lado da Cidade Proibida. Os trajes utilizados eram formais e adequados ao rigoroso outono de Beijing, com paletós, gravatas e casacos.

clip_image002

Encontro de cúpula entre Xi Jinping e Barack Obama em Beijing

Muitos outros acordos foram estabelecidos, como o visto de negócios e de turismo de 10 anos bem como o Tratado Bilateral de Investimentos entre os dois países, mas os pontos altos referem-se aos entendimentos que permitem acelerar as providências para a redução do efeito estufa que deverá ser discutido nas Nações Unidas ainda este ano, como as medidas destinadas para evitar incidentes fortuitos que prejudiquem os avanços em direção a um entendimento relacionado com a defesa da China e dos Estados Unidos e seus aliados, notadamente nos mares que cercam os chineses.

Muitos detalhes mostram que grandes esforços foram efetuados para que os acordos fossem estabelecidos atendendo ao máximo os seus objetivos, reconhecendo as dificuldades existentes em ambas as partes. As reuniões, que estavam previstas para três horas de duração, acabaram exigindo quatro horas e quarenta minutos.

A entrevista à imprensa que se seguiu ao evento tinha a preferência dos chineses para ser algo formal, sem perguntas. Mas as pressões norte-americanas foram aceitas surpreendentemente, resultando num estilo que permitia maior flexibilidade para o trabalho da imprensa.

É preciso compreender que assuntos delicados que antecederam ao encontro de cúpula estavam frescos na memória de todos. A espionagem envolvendo escutas de personalidades, os problemas relacionados com as manifestações em Hong Kong, as tensões decorrentes das disputas territoriais com aliados dos Estados Unidos, os incidentes militares de aviões chineses e norte-americanos, os graves problemas de poluição, as tentativas de acelerar a implantação da democracia em países asiáticos, e muitos outros.

Tudo indica que os chineses entenderam que acordos na atual administração eram relevantes sobre os avanços já obtidos, tendo em consideração a possibilidade de orientações mais duras de um novo governo nos Estados Unidos.

Muitos analistas que participam de entidades que acompanham estes relacionamentos bilaterais se mostravam surpresos com os avanços que foram possíveis, mesmo com algumas concessões norte-americanas. Todos esperam que estes entendimentos favoreçam os que terão que ser submetidos à apreciação de outros países, como no caso dos problemas de poluição nas Nações Unidas, ou de maior liberalização do comércio de produtos relacionados com a informática, no âmbito da OMC – Organização Mundial de Comércio.

Neste acordo na OMC estará incluído o comércio de semicondutores, dispositivos médicos, sistemas de posicionamento global e outros produtos. Nas Nações Unidas, sobre o aquecimento global, os Estados Unidos já se comprometeram a reduzir até 2025 suas emissões de 26 a 28% sobre os níveis de 2005. A China concordou que suas emissões atingirão o pico em 2030, e que as produções de energias não fósseis atinjam 20% em 2025.

Observa-se que se admitiu que a China, apesar de se tornar a maior economia do mundo, a renda per capita de sua população ainda é baixa, e que o seu desenvolvimento ainda implicará em problemas de poluição. Mas há indícios que a própria população chinesa e principalmente os representantes das empresas estrangeiras que atuam naquele país acabarão impondo prazos mais curtos e metas mais ousadas, pois muitos se declaram sem condições de habitarem locais de tanta poluição.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: