Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Verdadeiro Papel das Mulheres no Japão

21 de novembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

O The Japan Times publica um artigo, com base nas informações distribuídas pela agência noticiosa Jiji, segundo o qual uma pesquisa efetuada com 1.058 pessoas com idade entre 20 a 59 anos naquele país mostram que as esposas teriam poupanças mantidas secretas dos seus companheiros que excedem aos dos maridos em 3,4 vezes. Chegariam a uma média próxima de 1.200 mil yens, ou seja, em torno de US$ 10 mil, com um aumento de 70 mil yens quando comparado com a de um ano atrás. É preciso considerar que muitos japoneses ainda mantêm o costume de deixar que as esposas cuidem das finanças do casal e a elas cabe decidir como utilizam os recursos, inclusive para investimentos. Os maridos teriam escondidos uma média em torno de US$ 3 mil de suas esposas, tendo uma queda com relação ao ano passado.

Numa opção de múltiplas escolhas da pesquisa para as esposas, cerca de 75% delas esperam que estas reservas secretas fossem destinadas para as emergências, enquanto para os maridos 65% teriam a mesma possibilidade. Para cerca de 35% das esposas seriam destinadas para o futuro, enquanto 50% dos maridos seriam para seus hobbies. Deve se explicar também que muitos maridos japoneses temem ser contrariados pelas esposas quando pretendem gastar com lazer, como o golfe ou alguns jogos com seus amigos, que fazem sem o conhecimento das suas esposas, que fingem não saber destes programas.

clip_image001

                             As famílias japonesas em mudança

O mesmo acontece com a responsabilidade da educação dos filhos, onde os homens se omitem destas funções, imaginando que cuidam do sustento da família, para a qual muitas mulheres já contam até com empregos fixos, além de trabalhos eventuais ainda que em tempo parcial. Existe, infelizmente, uma forte pressão social para que os filhos frequentem boas escolas que os possibilitem alcançar também as melhores em níveis superiores, a ponto de o assunto tornar-se até motivo para um forte estresse que até leva ao suicídio de alguns estudantes. Ainda que esteja havendo algumas alterações, a imagem é que as mulheres no Japão desempenham papel secundário, diante do hábito de muitas caminharem atrás dos seus maridos, o que já está mudando. Há um aumento de situações onde as mulheres evitam se casar e ter filhos, por causa destas pressões.

As decisões das famílias sobre os grandes investimentos também recebem uma forte influência da opinião das esposas. Isto determina até os caminhos que são percorridos pela economia japonesa.

No passado, havia uma maior integração destas famílias até com os avós, principalmente do marido. As sogras exerciam uma forte pressão sobre as noras, o que já não é aceito, fazendo com que haja mais independência dos jovens casais, com melhor relacionamento com as gerações anteriores que tendem a permanecer nas regiões de origem, quando os jovens aumentam suas migrações para as grandes cidades. As famílias maiores e as noções semelhantes aos clãs chineses são menos frequentes.

No entanto, o que parece prevalecer é a forte influência das mulheres nas decisões fundamentais da sociedade japonesa, o que parece um excesso de responsabilidade, onde os homens também deveriam partilhar, sem deixar estes encargos para elas. São aspectos que parecem estar em mudanças, talvez de forma mais tênue que no Ocidente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: