Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preocupante Transição da Imprensa

30 de novembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , , , ,

Todos reconhecem a importância da imprensa independente e livre para a consolidação e preservação da democracia, mesmo que ela, por ser uma atividade humana, também esteja sujeita a erros, que muitos veículos reconhecem quando detectados. Há indícios de uma difícil transição por que ela está passando, tanto pelo baixo crescimento econômico mundial como pelas mudanças de alguns comportamentos dos seus usuários em decorrência da internet. O que aparenta estar acontecendo, na grande maioria dos veículos e grupos da imprensa, é a queda de suas receitas, indispensável para a manutenção de sua qualidade, com um corpo de jornalistas competentes. Ao mesmo tempo, parece que parte de muitos que utilizam seus serviços tem hoje uma preferência pela velocidade na sua obtenção, ainda que haja alguma superficialidade nas matérias veiculadas. Este quadro acaba provocando também uma tendência a maior concentração econômica dos grupos envolvidos com as comunicações, gerando situações monopolísticas indesejáveis que aproveitam variados veículos para usar as vantagens da aglomeração, funcionando como uma central de informações.

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Isto não parece uma tendência que se observa somente em determinados países, mas por todo o mundo que está cada vez mais globalizado. Vivemos numa aldeia cada vez mais global, onde o que acontece em determinado lugar acaba tendo repercussões em outros, quer seja do ponto de vista econômico, político ou social. Todos passam a depender dos outros, queiramos ou não. Isto fica evidente como no caso da preservação do meio ambiente, onde o aquecimento global torna mais agudo os fenômenos climáticos, afetando a todos. Ao mesmo tempo, não temos ainda a capacidade de um razoável consenso das medidas e metas que precisamos perseguir de forma coletiva. Os meios de comunicação social são vitais nestes complexos processos de decisão coletiva, ainda que a ganância humana não facilitem as tomadas de medidas razoáveis para todos.

Medidas vieram sendo tomadas por alguns veículos para aumentar as suas receitas preservando a qualidade das matérias publicadas. Muitos passaram a promover eventos patrocinados por setores ou empresas interessados na discussão e divulgação de determinados assuntos, que gerariam o material de qualidade com palestras de especialistas para a edição de suplementos ou sua veiculação normal. No entanto, a concorrência por este mercado tornou-se acirrada, e nem sempre se conta com anúncios e patrocínios que permitam a rentabilidade destes pacotes nos períodos recessivos.

A grande maioria dos grupos está ampliando o número dos seus veículos, que, além dos jornais impressos, envolvem revistas, rádios e televisões, inclusive para os mais ágeis e rápidos como os que utilizam a internet, alguns com assinaturas. Ainda que o mercado de publicidade para estes meios estejam se ampliando, eles exigem volumes que necessitam concorrer com outras organizações especializadas nestas áreas.

Todos os profissionais especializados em comunicações sabem que precisam atender as preferências dos seus usuários como dos patrocinadores. A maioria dos seres humanos parece tender a apreciar fatos mais positivos que existem na realidade que os deixam otimistas, do que a intensidade de destaque dos aspectos negativos que tendem a criar um clima depressivo. Mas também sabem que um dos papéis da imprensa é ser crítica. Um razoável equilíbrio difícil de ser definido parece o mais recomendável, ainda que muitos veículos mantenham posições ideológicas contrárias aos que se encontram no poder, confundindo as divulgações com campanhas políticas.

Alguns analistas entendem que existem muitos aspectos nos países emergentes, como o Brasil, que podem ser enfocados com um prisma mais construtivo, mesmo quando se referem às dificuldades existentes. Muitos estão lutando para superar as limitações, ou podem ser oferecidas sugestões para as possibilidades de superá-las, informando sobre o que tem sido feito em outras localidades neste sentido.

De outro lado, existem situações em que o poder político acaba relevante no mercado publicitário, mesmo que muitos órgãos de imprensa evitem ser identificados como “chapas brancas”. Há que se reconhecer também que em muitos países existem entidades públicas atuando na imprensa, muitas concentradas em assuntos de interesses culturais, educacionais ou interesse público. Parte dos seus recursos é originário dos orçamentos públicos.

Nas entidades totalmente privadas, em setores que no Brasil funciona sob o sistema de concessão, alguns horários podem ser requisitados pelo poder público. Como elas vivem das audiências, também existem programas que são consideradas mais populares, inclusive tipo novelas, que apresentam elevados níveis de interesse popular.

Em alguns países, como no Brasil, parece haver um exagero de interesse religioso nos órgãos de comunicação social que são utilizados para finalidades de ampliação do número dos seus adeptos. Como entidades religiosas costumam estar isentas de tributações, acaba se criando, em alguns casos, uma situação esdrúxula, principalmente quando existe uma separação entre o Estado e a Igreja na legislação. Como também existem programas não religiosos nestes veículos, suas receitas publicitárias acabam concorrendo com os demais meios de comunicação social, privados ou públicos.

No Brasil, parece que a maioria das entidades envolvidas com as comunicações está procurando caminhos para se adaptar a estas novas situações, tentando combinar os veículos que utilizam a internet com os mais tradicionais, utilizando as economias de aglomeração. Para que não ocorra um exagero de concentração, existem agências reguladoras, mas estas sofrem pressões daqueles que já são poderosos. São transições difíceis, mas as criatividades vêm permitindo encontrar caminhos razoáveis. É preciso manter o otimismo.



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