Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Qualidade dos Trabalhos da Editora Narrativa Um

25 de novembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Existem livros que exigem pesquisas de grande profundidade, cuidado e qualidade para a sua elaboração. Quem tem o privilegio de folhear o livro “Ciência e Arte” – A Trajetória de Lilly Ebstein Lowenstein entre Berlim e São Paulo (1910-1960), elaborado pelo casal Monica Musatti e Roney Cytrynowicz, publicado pela editora Narrativa Um, São Paulo, 2013, fica impressionado que tenha sido lançado no Brasil, ainda que existam alguns outros excepcionais que honram os trabalhos das editoras no país. Já conhecíamos alguns dos trabalhos anteriores desta dupla que desperta admiração pelo trabalho sério de pesquisas envolvidas. Mas a avaliação delas fica ressaltada quando se sabe que a família da biografada não tinha documentações a respeito dos seus trabalhos que foram acumulados nas instituições em que ela trabalhou ou em revistas onde foram divulgados.

Além das pesquisas, estes livros exigem a coleta de depoimentos de pessoas que trabalharam com a biografada que, com o passar do tempo, nem sempre estão mais disponíveis. No caso, envolvem trabalhos efetuados em instituições que antecederam até mesmo a formação da Universidade de São Paulo (USP) em 1934. Como ela estudou na Escola Lette-Variem em Berlim, tendo se diplomado em 1914, também foram coletados dados na Alemanha, tendo que ser traduzidos para o português e inglês, pois se trata de uma edição bilíngue.

Lilly Ebstein estudou em Berlim na época em que ocorria uma intensificação das pesquisas científicas auxiliadas com ilustrações e o início do uso da fotografia nestas atividades. As turbulências com o final da Primeira Guerra Mundial promoviam migrações de expressivas personalidades europeias para o Novo Mundo, inclusive o Brasil. Chegando ao país, já em 1926, ela estava contratada pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo para ilustrar os trabalhos, inclusive com fotomicrografia para professores da instituição como o consagrado italiano Alfonso Bovero, para o que não se contava com pessoal qualificado.

lily

                     Capa do livro lançado

Os importantes trabalhos científicos, como as teses de doutoramento dos profissionais que atuavam na área da medicina, recebem ilustrações elaboradas por ela, ainda na época que em São Paulo não estava consolidada a Faculdade de Medicina de São Paulo, que viria a se instalar na Avenida Doutor Arnaldo em 1932, antes da formação da Universidade de São Paulo. Não se contava ainda com o Hospital das Clínicas, que só se instalaria em 1944.

Ela colaborou também no Instituto Biológico e o professor José Reis nos anos 1930, seguindo a tradição já existente na Europa sobre estes tipos de assuntos, como de vegetais abundantes no Brasil, que despertavam interesses entre pesquisadores consagrados. Sem as contribuições das ilustrações como as dela muitos alunos da medicina e da biologia teriam dificuldades nos seus aprendizados.

As notas referentes aos textos dos diversos capítulos do livro, bem como o minucioso levantamento de onde constam as suas ilustrações, além das fontes de pesquisa e bibliografia, fazem jus aos trabalhos mais acadêmicos publicados no Brasil. Na realidade, todo o avanço que ocorreu na medicina como na biologia neste país teria encontrado limitações não fora o importante trabalho efetuado por Lilly Ebstein Lowenstein, que fica preservado com a publicação deste importante livro.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: