Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Avanços Científicos no Mundo

27 de dezembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , ,

DRAUZIO VARELLA CITA OS 10 DESTAQUES DA CIÊNCIA ELEITOS PELA REVISTA NATURE

Drauzio Varella menciona na sua coluna da Folha de S.Paulo os 10 destaques que foram eleitos pela respeitável revista científica Nature, que completam outras informações sobre o assunto, que pode ser obtidos no http://www.nature.com/nature/current_issue.html. O primeiro destaque foi do ex-piloto da Força Aérea Italiana Andrea Accomazzo que, atuando na Agência Espacial Europeia, permitiu que a nave Rosetta, que levou o robô Philae, pousasse num pequeno cometa percorrendo nada mais de 6,4 bilhões de quilômetros, numa viagem que levou 20 anos. Este robô que pousou a menos de 120 metros do lugar planejado está enviando informações daquele cometa para a Terra. Está mostrando que a expressão “o céu é o limite” estendeu-se muito mais que os mais otimistas poderiam imaginar. Tornam insignificantes os conflitos que estamos enfrentando neste pequeno planeta chamado Terra.

clip_image001

Andrea Accomazzo e sua equipe comemoram o sucesso da aterrissagem do robô Philae num cometa a 6,4 bilhões de quilômetros da Terra

O segundo destaque da revista Nature é Suzanne Topalian que vem atuando no US National Cancer Institute in Bethesda, Maryland. Ela conseguiu aprovação da FDA para nivolumabe, a droga que pertence à classe dos inibidores PD-1, capaz de provocar regressões em casos de melanoma maligno disseminado, não se restringindo somente a este tipo de tumor, o que é muito promissor para a Humanidade.

clip_image002

Suzanne Topalian e parte de sua equipe

O terceiro destaque é para a biologista indiana Radhika Nagpal que atua na Harvard University, Cambridge, Massachusetts, que está trabalhando no chamado kilobots quando uma multidão de insetos como abelhas formigas e cupins atua coletivamente, sem que haja um comando geral. Eles se comunicam por feixes de luz infravermelha, e esta tecnologia está cogitada para ser aplicada para respostas rápidas a desastres ambientais que afetam os seres humanos.

clip_image003

A biologista indiana Radhika Nagpat que trabalha em Harvard

O quarto destaque, certamente o mais dramático, é o do dr. Sheik Humarr Khan, médico cientista que sequenciou o vírus ebola em Serra Leoa, que acabou falecendo pela sua contaminação na região rural de Kanema, uma das mais pobres da África. Ele trabalhou antes com outros vírus e poderia lecionar fora de seu país, mas preferiu continuando a atender os pacientes do ebola, tornando-se um dos mártir que o mundo necessita reverenciar com o maior respeito. Deu sua vida para minorar os sofrimentos dos que são infectados, e certamente vai estimular todos os esforços para chegar-se ao seu combate eficaz.

clip_image005

O médico mártir Sheik Humarr Khan, de Serra Leoa, deu sua vida para minorar os sofrimentos dos infectados

O quinto caso citado é o do cientista David Spergel que atua na Princeton University, em New Jersey, e refere-se a sua contribuição para que as pesquisas científicas sejam somente anunciadas depois dos seus términos, exigindo elevado rigor. Havia uma que candidatava seus participantes ao Prêmio Nobel, que divulgava os estudos desenvolvidos pelo telescópio BICEP2 instalado no Polo Sul, detectando ondas gravitacionais em pontos distantes do espaço sideral, permitindo supor que teria havido uma enorme expansão cósmica na formação do Universo. Suas objeções acabaram prejudicando a candidatura, demonstrando a necessidade de rigor até as conclusões das pesquisas.

clip_image007

David Spergel que está recomendando maior rigor

O sexto destaque foi da matemática Maryam Mirzakhat, de Harvard, atualmente em Stanford, que recebeu a medalha Fields, que corresponde ao Nobel desta parte do conhecimento humano, segmento onde as mulheres não se destacavam. Usando geometria, topologia e sistemas dinâmicos, ela generalizou cálculos para todas as superfícies em muitos buracos, o que era somente para jogos em dois.

clip_image009

Maryan Mirzakhani, destaque na matemática, onde não apareciam muitas mulheres

O sétimo caso mencionado pelo Nature refere-se a Pete Frates que, quando diagnosticado de ELA – Esclerose Aminotrófica Lateral, usou da rede social para disseminar o envolvimento de doadores para pesquisas, com as fotos de pessoas que tomavam um banho de água gelada na cabeça. Ainda que a ideia original não tenha sido sua, ele conseguiu que o mecanismo motivasse doações para muitas finalidades, principalmente desta moléstia.

clip_image011

Pete Frates que conseguiu destaque nas redes sociais para doações

O oitavo destaque é do engenheiro-chefe da Organização de Pesquisas Espaciais da Índia, Kappillil Raahakrishnan, que conseguiu enviar uma nave a Marte, capacitando o seu país para exploração do sistema solar.

clip_image013

Kappillil Radhakrisshinan conseguiu colocar a Índia na pesquisa do Sistema Solar

O nono destaque é de Masayo Takahashi que promoveu o transplante de células-tronco multipotentes para corrigir defeitos na retina. Ainda que esteja sendo considerado um destaque, muitos questionamentos estão ocorrendo ainda no Japão sobre estes avanços, parecendo que este ainda deve ser encarado com algumas reservas.

clip_image015

Masayo Takahashi cujos trabalhos ainda estão sendo questionados no Japão

O décimo destaque da revista Nature é do biólogo estruturalista Sjors Scheres, que atua no Laboratory for Molecular Biology (LMB) in Cambridge, UK, que obteve imagens mais claras dos chamados ribossomos, responsáveis pela produção de proteínas no interior das células. Ele se mostra mais entusiasmado com a matemática que serve de base para a crioeletromicroscopia que criou.

clip_image017

Sjors Scheres biólogo estruturalista

O que esta lista parece sugerir é que a pesquisa científica está avançada atualmente em muitas partes do mundo, com uma elevada participação de pesquisadoras, derrubando eventuais barreiras de sexo. Lamentavelmente, ainda o Brasil não figura nesta lista, mas muitos países emergentes partilham com centros tradicionais com suas contribuições.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: