Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Avanços Para a Mudança do Mercado de Tsukiji

31 de dezembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

O famoso mercado de peixes de Tóquio, Tsukiji, deve mudar em fins de 2016 para Toyosu, em Koto Ward, não muito longe.

Um artigo elaborado por Hidetaka Yamamura, do Yomiuri Shimbun, foi publicado na sua edição em inglês The Japan News relatando sobre as providências para a mudança programada do famoso mercado de peixes de Tsukiji para Toyosu, na área do Koto Ward, no próximo mês de novembro de 2016.

clip_image002

Local atual e futuro do mercado de peixes de Tóquio.

Esta mudança já está prevista há 30 anos, mas não se efetivou em decorrência da contaminação do subsolo na nova área. Sanados os problemas, as obras avançam rapidamente, e as providências complementares, como a renovação dos equipamentos, estão sendo tomadas pelos comerciantes, sendo que muitos estão programando fusões para arcar com os seus custos.

Dois tipos de problemas ainda estão em discussão, pois a marca Tsukiji tornou-se conhecida não somente no Japão como no exterior, sendo que muitos turistas vão conhecer o seu funcionamento, como o famoso leilão de atum. O nome do novo mercado ainda está em escolha.

clip_image004

Obras do novo mercado de Toyosu em Koto Ward, Tóquio.

Também existem muitas centenas de comerciantes ligados ao mercado de peixe que precisam também ser, no mínimo parcialmente, transferidos para os arredores da nova localização. Muitos são varejistas de produtos do mar, havendo um número elevado de restaurantes, como fornecedores de produtos utilizados na culinária japonesa, tanto instrumentos de cozinha como toda a sorte de produtos complementares.

Como o novo mercado será totalmente coberto, está se prevendo um local adequado para os visitantes observarem a sua movimentação, em condições superiores de higiene, um dos motivos que está obrigando a sua mudança. Na realidade, este mercado de Tsukiji é uma das grandes atrações de Tóquio, não somente para os estrangeiros como para os próprios japoneses, transformando esta mudança num projeto de maior relevância.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: