Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Brasil Campeão do Mundo em Piscina Curta

8 de dezembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Se existe um exemplo de que um trabalho persistente por muitos anos, aproveitando o que há de melhor no mundo, pode permitir que o Brasil conquistasse uma posição de destaque mundial, este é o da natação em piscina curta. O Brasil tornou-se campeão do mundo em Doha neste ano de 2014, acumulando nada menos que sete medalhas de ouro, numa modalidade esportiva em que, apesar de alguns destaques individuais, não é considerado uma potência tradicional. Já tinha ídolos como Ricardo Prado e Gustavo Borges na natação, mas foi Cesar Cielo quem se especializou em piscina curta, acumulando uma série de prêmios e estimulando outros brasileiros a seguirem seu exemplo, consagrados agora em Doha, incluindo uma medalha de ouro feminina.

clip_image002

Cesar Cielo, Felipe Franca, Marcos Macedo, Guilherme Guido: o revezamento 4x100m medley, campeão mundial da prova – Satiro Sodre / SSPress Publicado no site da Globo, edição de domingo 7 de dezembro

Comparando com países como os Estados Unidos e a Austrália, que nas últimas décadas se destacam na natação, considerados potenciais mundiais em qualquer competição deste esporte, dado o número limitado de atletas praticantes de alto nível, o Brasil teve que se especializar nas piscinas curtas. Mas, mesmo para tanto, teve que contar com Cesar Cielo treinando nos Estados Unidos e utilizando treinadores australianos que também atuam nas universidades norte-americanas. O Brasil conquistou:

AS MEDALHAS DO BRASIL EM DOHA-2014

Ouro – Revezamento 4x50m medley masculino

Ouro – Felipe França, 100m peito

Ouro – Revezamento 4x50m medley misto

Ouro – Cesar Cielo, 100m livre

Ouro – Etiene Medeiros, 50m costas

Ouro – Felipe França, 50m peito

Ouro – Revezamento 4x100m medley masculino (Cesar Cielo, Felipe França, Marcos Macedo, Guilherme Guido)

Prata – Nicholas Santos, 50m borboleta

Bronze – Cesar Cielo, 50m livre

Bronze – Revezamento 4x50m livre misto

Cesar Cielo começou esta epopeia em 2006 quando se transferiu para Auburn nos Estados Unidos para ser treinado pelo australiano Brett Hawke, numa bolsa para estudo de Comércio Exterior. Em 2008, ganhou sua medalha de ouro com recorde olímpico com 21s30. Antes, Ricardo Prado tinha obtido em 1984 a medalha de prata em 400 metros medley e Gustavo Borges em 1992 também medalha de prata nos 100 metros livre e medalha de prata nos 200 m livres em 1996. Cielo sofreu advertências pelo uso de produtos proibido, mas totalmente absolvido de suspeita de doping.

O que parece importante é que existe agora uma grande equipe que não se resume em poucos ídolos, mas diversos em modalidades diferentes. É evidente que para as competições futuras até chegar as Olimpíadas de 2016 existem muitas etapas e esforços que deverão ser desenvolvidos em várias frentes.

Mas parece que já ficou demonstrado que, mesmo em modalidades esportivas onde o Brasil não conta com tradição histórica, existem possibilidades de se formarem equipes competitivas, ainda que isto exija a presença no exterior e uso de treinadores de reconhecida capacidade internacional.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: