Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Insaciável Apetite Chinês por Carne Suína

23 de dezembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Na edição dos feriados de fim de ano do The Economist que reúne artigos sobre assuntos variados e um pouco confusos, um deles bastante longo refere-se à crescente demanda de carne suína com a melhoria do padrão de vida dos chineses, que numa parcela muito grande é atendida pela produção local, de pequenos produtores como empresas de porte que utilizam a inseminação artificial. Estas atividades provocam a demanda de soja para rações como a fornecida pelo Brasil, pois precisam de 6 quilos para produzir um de suíno. Existem grandes variações da oferta de suínos em decorrência de pestes, que exigem a formação de estoques estratégicos. Existem indícios do uso intensivo de antibióticos nestas criações que estariam ajudando a disseminar as superbactérias em diversos locais.

clip_image002

A China é a maior produtora de suínos no mundo, estimando que chegue a uma produção anual de 50 milhões de toneladas

Informa-se que os chineses foram os primeiros que conseguiram domesticar o javali para a sua criação visando o fornecimento de carne há cerca de 10 mil anos. O porco é um dos símbolos zodíaco chinês e existem muitas menções sobre este animal tanto nos poemas como nas miniaturas em argila foram encontradas nos túmulos da dinastia Han (206 BC – 220 AD). Ainda que considerados no Ocidente como exagerados no colesterol, as informações científicas recentes informam que são mais saudáveis que as carnes vermelhas dos bovinos. Existem também muitos estudos históricos no Ocidente sobre os porcos.

Na época de Mao Zedong, o porco foi considerado uma fábrica de fertilizantes de quatro patas, consumindo produtos que não tinham outros destinos. Os chineses aproveitam, como outros povos, todo o porco para diversos alimentos. O suíno é considerado muito adequado para o tipo de culinária chinesa.

O tipo de porco criado na China também vem evoluindo no tempo, sendo que 95% da produção atual daquele país são de pequenos produtores, e de raças provenientes do exterior. O seu consumo de ração compromete diversas áreas florestais do mundo, inclusive a Amazônia, segundo o artigo, o que nem sempre corresponde à verdade.

Informa-se que o preço da carne de porco é importante na China, de forma que o governo destinou subsídios de US$ 22 bilhões em 2012, o que representa cerca de US$ 47 por porco, formando o estoque estratégico. A China tem adquirido empresas no exterior que trabalham com carne suína. São constantes as informações sobre contaminações provocadas pelos porcos, e até poluições que ocorrem no meio ambiente.

Na realidade, principalmente na China, o porco é o animal criado mais importante na alimentação humana, razão por que mereceu um artigo tão extenso.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: