Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Surpreendente Papa Francisco

23 de dezembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Política | Tags: , ,

Os meios de comunicação social bem como as autoridades da Igreja Católica presentes ao evento realizado no Vaticano para a mensagem de Natal do papa Francisco se surpreenderam novamente com suas atitudes. Seu pronunciamento foi inusitado, usando termos veementes para apontar as mudanças que precisam ocorrer na Igreja a partir de sua Cúria Romana, que permanece conservadora, quando o mundo precisa de novas mensagens. O papa vem dando seus exemplos, recusando as pompas que cercam a vida do sucessor de Pedro, procurando simplicidade nos contatos com seus fiéis, mas deve estar sofrendo resistências brutais daqueles que pretendem manter seus privilégios.

O assunto foi o tópico principal do Jornal Nacional da TV Globo, que está no http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/12/papa-francisco-surpreende-ao-fazer-duras-criticas-cupula-da-igreja.html. Mas também está nos principais jornais brasileiros, bem como do mundo.

clip_image001

O Papa Francisco continua morando na simples hospedagem que usava quando ainda não tinha sido escolhido sucessor de Pedro. Deve estar sofrendo muitas críticas que até chegam a ser públicas pelo seu comportamento sem pompa, que procura contatos diretos com o povo, como demonstrou no Rio de Janeiro e vem repetindo em todas as suas viagens. Ele pretende reformas que façam a Igreja aproximar-se do povo, evitando escândalos financeiros e até crimes de pedofilia de alguns dos seus clérigos.

clip_image003

Uma reunião do papa Francisco no Vaticano

A Igreja Católica, mesmo com o comportamento pessoal do papa, vem sofrendo a concorrência de outras igrejas até cristãs e das novas evangélicas que continuam mais populares, próximas às necessidades de seus membros. Voltar às suas origens, como na época de Pedro, não parece fácil, quando ganhou condições de se espalhar entre os mais pobres.

Vem mantendo uma posição ecumênica, conversando com todas as demais religiões, bem como procurando sanear distorções graves que se observam politicamente no mundo. Divulgou-se que a aproximação diplomática dos Estados Unidos com Cuba contou com muitas de suas ajudas concretas. Não devem ser assuntos fáceis de serem aceitos por outros que adotam posições mais conservadoras.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/12/papa-francisco-surpreende-ao-fazer-duras-criticas-cupula-da-igreja.html



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: