Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Combate à Dengue e Chikungunya

26 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image001Uma técnica aplicada no Brasil ainda sofre discussões acadêmicas nos Estados Unidos, quando muitos podem ser beneficiados evitando a dengue e a chikungunya.

 

Combate biológico do aedes aegypti ainda em discussão acadêmica

Sempre que se fala de algum produto, vegetal ou animal, transgênico ainda existe algumas dúvidas sobre a completa segurança dos mesmos. Mas os que apresentam as objeções exageram nas cautelas, quando milhares de pessoas sofrem consequências de doenças como a dengue e o chikungunya, principalmente nos países mais pobres como o Brasil.

Um artigo distribuído pela agência Associated Press e publicado em diversos jornais no mundo informam que nos Estados Unidos existem pessoas preocupadas com a falta de estudos mais completos mostrando que tais avanços científicos ainda não comprovam a total segurança destas técnicas. Muitos sabem que estes mosquitos impedem a reprodução dos mosquitos que provocam, além da dengue e do chikungunya, a própria malária.

A técnica descoberta pela Digite Oxitec já vem sendo aplicada em diversos países com resultados favoráveis, como no Brasil, mas os norte-americanos que também já sofrem o problema na Flórida ainda questionam sobre os riscos envolvidos.

Deve-se lembrar de que estes avanços, como nas sementes de alguns grãos que se tornam resistentes a algumas pragas, já sofreram maiores restrições, mas agora já são aceitos praticamente em todo o mundo. Sempre que se introduzem aperfeiçoamentos, a tendência dos mais conservadores acaba sendo de resistência às inovações, pouco se preocupando com os que sofrem as consequências da falta de emprego destas inovações, que precisam ser sempre aperfeiçoadas, reduzindo-se os seus riscos.

Dificilmente existe algum remédio que esteja totalmente isento de riscos de contraindicações, mas se as vantagens superam os inconvenientes parece que devem ser utilizados, com os devidos cuidados.

Lamentavelmente, todos os chamados métodos científicos se baseiam em estatísticas sobre seus resultados, baseados em amostras limitadas. Somente com o uso em grande escala, podem ser constatados alguns inconvenientes, pois todos os seres humanos são indivíduos, com características diferenciadas. Algumas coisas funcionam para alguns, o mesmo não acontecendo para todos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: