Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Culinária Internacional de Inspiração Japonesa

14 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias | Tags: , ,

clip_image002O site da Bloomberg informa num artigo de Richard Vimes as evoluções da gastronomia inspirada na japonesa como a do Kurobuta que chega a Londres vindo de Nova Iorque.

Tataki de carne com temperos de alho do Kurobuta em Londres

Apesar das preocupações de muitos japoneses com as distorções do washoku, o que parece natural é que vá evoluindo com adaptações inspiradas na gastronomia japonesa que vão ganhando novas leituras, como o que vem ocorrendo no Kurobuta (porco negro) em Londres, ajustadas às demandas dos clientes que preferem músicas do tipo rock ‘n’ roll e apresentadas por chefs que trabalharam no famoso Nobu.

Procura clientes jovens que frequentam estabelecimentos inspirados nos isakayas, com uma ampla variedade de apresentações criativas que começou em Nova Iorque e já chegou a Londres, como o Kurobuta. Ele vem sendo administrado pelo chef australiano Scott Hallsworth, que já foi do Nobu. Seus preços são mais acessíveis do que os praticados pelos consagrados estabelecimentos de Nova Iorque.

Não são simples imitadores, mas apresentam criações difíceis de serem descritos, como o sashimi de atum que se chama “pizza”, com molho ponzu com trufa, cebolinhas vermelhas, chilis verde numa base crocante, como na foto abaixo.

clip_image004

                                       Uma ousada criação do Kurobuta de Londres

Também outros pratos aparentam ser criativos e utilizam as experiências obtidas em outras criações que já estão consagradas, como abaixo.

clip_image006

Uma criação do Kurobuta de Londres.

Desde que esta gastronomia apresente qualidade, sempre são evoluções que podem ser apreciadas e são bem-vindas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: