Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Não Parece Conveniente Exagerar no Pessimismo

30 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Ainda que o desemprego formal de 4,8% em dezembro de 2014 no Brasil tenha sido o mais baixo desde a sua compilação pelo IBGE, os artigos na imprensa ressaltam mais o pequeno aumento da inatividade.

clip_image002

Esta variação foi expressivamente maior que a queda de 0,1% no número de pessoas ocupadas

Um artigo publicado por Pedro Soares na Folha de S.Paulo sobre o menor desemprego do emprego formal no Brasil em dezembro de 2014, segundo os dados do IBGE amplamente divulgados pela imprensa, as ressalvas sobre o aumento da inatividade acabam sendo destacadas.

É preciso entender que o mundo está sofrendo uma redução da atividade econômica e somente os Estados Unidos estão melhorando, ligeiramente, a situação do seu desemprego no mundo. O Brasil, diante da política econômica que apresenta muitas dificuldades, fica com a necessidade de promover agora uma forte correção que deve agravar o problema do emprego formal por um período que se espera ser curto, até a volta do seu crescimento.

O que se pode observar é que o valor médio anual de rendimento das pessoas ocupadas cresceram 2,7% em 2014, mais que compensando a pequena queda do número de empregados. A taxa de desemprego teria melhorado pela desistência de muitos na procura do emprego, notadamente nas últimas semanas do ano passado.

O fato concreto é que até a elevação dos salários no Brasil, além de ampliar uma nova classe, acabou tendo como efeito colateral uma perda de competitividade, principalmente de sua indústria, o que é preocupante.

Mas, parece que ressaltar somente os aspectos negativos pouco ajuda na recuperação da economia brasileira que deverá ser difícil diante de muitos erros acumulados no passado. Parece indispensável que todos tenham a consciência que só a volta do desenvolvimento ajudará na solução dos muitos problemas que estão sendo enfrentados pela economia brasileira, agravando a situação dos menos favorecidos.

A íntegra do artigo mencionado acima pode ser obtida no http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/206133-desemprego-em-2014-vai-a-48-e-e-o-menor-em-12-anos.shtml.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: