Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nova Onda de Sofisticação do Café

21 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , , ,

clip_image001Num período relativamente curto, o mercado interno de café no Brasil vem evoluindo, chegando a sofisticações comparáveis com os dos vinhos de alta qualidade.

 

Coffee Lab de Isabela Raposeira em São Paulo

O Brasil, um tradicional exportador de café, tinha no passado o hábito de exportar os seus melhores e consumir internamente os mais modestos, salvo pequenas exceções. Mesmo os seus melhores destacavam-se pela quantidade, não conseguindo competir em qualidade com os colombianos ou da América Central. Este quadro está se alterando rapidamente com o aumento do consumo interno de cafés de elevada qualidade, onde consumidores estão se sofisticando, degustando de forma semelhante com os melhores vinhos do mundo.

No passado, somente poucos estavam habituados aos agradáveis odores dos cafés sendo torrados, ou nas fazendas ou nas provas de cafés que serviam de garantia para empréstimos, chamados warrantagens. Houve um período intermediário com a disseminação das cápsulas que permitiam um manejo prático, mas com produtos que apresentavam sabores decorrentes de blends, ou misturas de acordo com a preferência da maioria dos consumidores, ainda com influências europeias.

Mas, recentemente, Isabela Raposeira com o seu Coffee Lab iniciou a preparação de baristas, especialistas na preparação de um bom café. Nova evolução acabou ocorrendo com produtores especializados em pequenas produções de café de elevada qualidade, como os que já existiam no exterior.

Hoje, os consumidores estão se sofisticando pela globalização do seu conhecimento, verificando que existem possibilidades de apreciarem bons cafés, inclusive combinando com os blends de algumas variedades escolhidas. Para produzir o sabor que mais se ajustaria às preferências dos seus paladares, em condições de competição internacional com os melhores existentes no mundo.

No Coffee Lab, que costumo frequentar, é possível apreciar o aroma do café que está sendo torrado, no ponto de sua preferência. Na média, o café utilizado no Brasil é exagerado na sua torragem, deixando um sabor onde se destaca este excesso. Na moagem, o estabelecimento oferece a granulação adequada para cada tipo de coagem, que depende dos equipamentos e técnicas utilizados para tanto.

Também acaba sendo possível compor o blend de sua preferência, pois alguns consumidores especializados fazem questão de uma acidez como o utilizado pelos provadores profissionais. Também existem os cafés orgânicos que não incluem fertilizantes químicos ou defensivos, que apresentam nos seus resíduos inconvenientes para a saúde.

Também os cafés, como as uvas, dependem das safras, decorrentes de anos mais chuvosos ou secos. E todas estas qualificações podem ser apreciadas, com um mínimo de custo adicional, quando comparado com o que se observa no mercado, que costuma imitar o que vem sendo observado no exterior, sem que se tire o partido da melhor qualidade e do sabor.

Como o café pede alguns acompanhamentos, no Coffee Lab se encontra os de melhor qualidade, além de ser possível adquirir equipamentos e cafés para consumo doméstico, com todas as preferências dos consumidores.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: