Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tentativas Para Aumentar a População no Japão

29 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image002O problema da diminuição e envelhecimento da população japonesa cria uma onda de locais para favorecer o casamento, segundo um artigo publicado no The Wall Street Journal.

Apartamento konkatsu para estimular o casamento, que ilustra um artigo publicado no The Wall Street Journal

Um artigo elaborado por Eleanor Warnock e publicado no The Wall Street Journal informa sobre o intenso esforço atual efetuado no Japão para estimular o casamento. Foi criada a expressão konkatsu, significando estimular o casamento. Com um conjunto de medidas, criaram-se bares konkatsu, passeios de ônibus konkatsu, eventos variados konkatsu para diversos grupos, visando estimular o convívio, e o casamento e o aumento dos filhos, diante do grave problema de redução da população e seu envelhecimento.

O percentual de solteiros entre os homens da idade de 30 a 34 aumentou de 21,5% para 47% em três décadas até 2010, enquanto das mulheres de 9% para 34,5%, segundo dados coletados pelo governo. Com isto, cada mulher japonesa ao longo de sua vida tem uma taxa média de 1,4 criança, provocando esta dramática redução da população.

Diversas ideias habitacionais estimulam o konkatsu, como um conjunto de seis apartamentos privados, estimulando a convivência entre seus moradores. Realizam-se alguns churrascos com a participação destes moradores, existe um boletim comum para fornecer notícias deles. Havia uma recomendação de um bar na redondeza, que frequentado por uma moradora acabou permitindo um casamento com outro frequentador.

É preciso entender que os japoneses não possuem o hábito de convívios com seus vizinhos ou amigos, pois os apartamentos que utilizavam eram escuros, não contando com um ambiente adequado para convidar outros para visitas. Os novos apartamentos são mais claros, existem cozinhas onde duas pessoas podem partilhar atividades, os banhos permitem o uso de um casal. As poltronas são cômodas e relaxantes, e até existe uma barra que permite exercícios e apresentações mais eróticas. Lamentavelmente, muitas mulheres japonesas possuem uma cultura que não favorece se exibirem de forma erótica, mesmo para os seus namorados, o que parece estar mudando.

As pesquisas indicavam que com a redução dos empregos vitalícios muitos jovens acabavam ficando inseguros, preferindo continuar a viver na casa dos pais. Com muitos casais sem viver com alegria, inclusive sexuais, seus filhos acabavam desestimulados ao casamento.

Um levantamento efetuado pela Japan Family Planning Association mostrou que 45% dos casais não tiveram relações sexuais no último mês. Os novos apartamentos criam ambientes que favorecem relacionamentos mais intensos.

O artigo menciona diversos casos em que houve sucesso neste esforço, favorecendo uma convivência entre homens e mulheres, num ambiente que eles se sintam atraídos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: