Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Baixo Custo da Dívida Pública Japonesa

10 de fevereiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

A dívida pública japonesa é de US$ 8,4 trilhões, mais do dobro do tamanho de sua economia, maior que a da Grécia, mas não é objeto de críticas externas.

clip_image002

Gráfico ilustrativo da Bloomberg sobre a evolução da dívida pública japonesa

clip_image004

Gráfico ilustrativo da Bloomberg sobre a evolução do custo da dívida pública japonesa

Um artigo de James Mayger e Keiko Ujikane publicado no site da Bloomberg informa que o Japão possui uma dívida pública que é mais que o dobro do tamanho de sua economia, mais que a Grécia e, no entanto, não conta com restrições do exterior. Além de ser financiado basicamente com recursos internos do Japão, com somente cerca de 9% do exterior, o seu custo é muito baixo se considerado em termos reais, menos de 1% ao ano, sem a inflação que pretende elevar. A dívida pública norte-americana conta com 48% de financiadores estrangeiros.

Em setembro do ano passado, 23% desta dívida era com o Bank of Japan que aumentou sua compra de títulos públicos, 16% do sistema postal japonês, e os fundos de pensão japoneses detêm cerca de 35%.

Como as autoridades japonesas perseguem uma meta de 2% de inflação, o custo da dívida, em termos reais, acaba se tornando quase nula. Mesmo com o crescimento da dívida pública para a economia japonesa, em termos líquidos, acaba sendo financiado internamente, pois possuem ativos também nos Estados Unidos como em outros países no mundo.

Ainda assim, esta situação não pode ser considerada normal, e surge a necessidade da economia japonesa contar com um crescimento positivo, mesmo com a redução de sua população.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: