Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Carnaval Brasileiro Voltando às Suas Origens?

14 de fevereiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image001A volta da importância dos blocos nos grandes centros urbanos parece indicar uma tendência para a recuperação da realidade social, com os grandes desfiles perdendo a sua importância relativa.

Volta da proliferação dos blocos no Carnaval

Não parece necessário ser nenhum especialista em Carnaval para notar que a atual proliferação de blocos nas grandes cidades indica uma tendência de ajustamento da folia à realidade social, que é local e de pessoas conhecidas. Os grandes desfiles de escolas de samba acabaram desvirtuados pelo monopólio de sua veiculação televisiva, altos custos dos espetáculos apresentados para o público com patrocínios gigantescos, aumento das participações de torcidas organizadas de clubes de futebol, ídolos e personalidades se apresentando em diversas escolas, entre muitos outros motivos.

Ainda que a maioria das escolas ainda preserve os nomes de algumas vilas e bairros, estações ferroviárias, o fato concreto é que cada vez menos dos seus componentes pertencem a uma mesma comunidade, aceitando-se participantes estranhos, de personalidades que ressaltam seus atributos físicos artificialmente, mais que o samba no pé. As acirradas disputas, quer sejam sobre a posição de campeã, como para evitar os descensos para categorias inferiores, desvirtuaram totalmente as manifestações populares espontâneas. Numa reação natural e saudável, parece que a folia carnavalesca volta a dar maior importância aos blocos.

Estes contam com componentes conhecidos ou que possuem alguns objetivos comuns. Ainda que já sejam alvos de interesses comerciais, conservam muitas das espontaneidades populares que foram preservadas por alguns remanescentes do passado. A disputa pelas suas dimensões já mostram que alguns blocos começam a desvirtuar novamente suas finalidades que eram somente de favorecer a desconcentração das tensões da vida cotidiana de forma sadia.

clip_image002

Exageros nas dimensões dos blocos

Em muitas localidades menores do Brasil, o Carnaval vinha mantendo muitas de suas características originais, com marcas próprias. Mas a atração de muitos turistas brasileiros e até estrangeiros provocavam exageros, para merecer a divulgação pelas mídias nacionais.

O Carnaval não é uma festa somente brasileira, existindo de formas diferentes em muitas partes do mundo. Mas o que diferenciava a do Brasil era a sua espontaneidade e criatividade, que foi sendo desviada para a apresentação de um grande espetáculo que atraísse os interesses de muitos no mundo.

Espera-se que com a tendência atual volte-se a recuperar as características originais que mostravam um povo manifestando suas alegrias, ainda que enfrentando as maiores dificuldades. Esta desconcentração brasileira é motivo de admiração de muitos estrangeiros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: