Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lamentável Falha nos Serviços Básicos

27 de fevereiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , , | 2 Comentários »

clip_image001Quando ocorrem irregularidades climáticas, como as fortes chuvas que costumam ocorrer no verão brasileiro, muitos dos serviços básicos são facilmente interrompidos, demorando exageradamente para o seu restabelecimento.

Simples chuvas têm provocado interrupções no fornecimento da energia elétrica como em São Paulo

Ainda que possa compreender que fortes tempestades acabem interrompendo o fornecimento de energia elétrica, os reparos para o seu restabelecimento têm sido intoleravelmente demorados, mostrando que as concessionárias atuais não contam com condições mínimas, tanto nos seus equipamentos como com equipes para reparos para o seu restabelecimento. Estes serviços estão piorando com o tempo, quando deveria evoluir para melhores fornecimentos.

As causas têm sido muitas. Estas empresas alegam que as fortes chuvas têm sido mais frequentes, acompanhadas de ventos que provocam muitas quedas de árvores afetadas por pragas como os cupins, afetando a rede aérea. Na realidade, as podas regulares destas árvores não se observam mais, nem existem mais serviços para fiscalizar as árvores que necessitam ser substituídas. Infelizmente, isto tem provocado até algumas mortes evitáveis.

clip_image002

                        Frequentes quedas de árvores com acidentes fatais em São Paulo

Estas interrupções necessitam contar com reparos rápidos para minimizarem as inconveniências para a população, que vem pagando cada vez mais por serviços incompetentes. Técnicos com experiências nestes segmentos informam que houve uma canibalização dos equipamentos disponíveis, pois os novos concessionários privados, tendo arcados com grandes compromissos financeiros para a obtenção das concessões nas concorrências efetuadas, transformaram muitos ativos disponíveis para saldar empréstimos que foram efetuados.

As agências governamentais encarregadas das fiscalizações dos serviços não têm sido capazes de impor as qualidades desejadas dos serviços, principalmente seus reparos, causando elevados prejuízos para comerciantes, empresas que necessitam dos mesmos como simples famílias de residentes na Capital.

Só neste ano de 2015, no bairro do Pacaembu, na Capital paulista, os restabelecimentos dos serviços demoraram mais de 12 horas por diversos dias, quando o tolerável seria no máximo de 4 horas. As jornadas normais de trabalho dos funcionários acabam tendo que ficar suspensas, pois não se consegue sequer as informações sobre as previsões dos restabelecimentos, com respostas do tipo que seriam efetuadas com a urgência possível.

Algo semelhante vem ocorrendo também com os serviços de internet, impossibilitando o uso dos meios eletrônicos usuais de comunicação. As tarifas destes serviços estão acima dos padrões internacionais e deveriam ser prestadas as assistências para os seus reparos de urgência.

Até o funcionamento deste site Asiacomentada tem sido afetado por estes serviços públicos fora dos padrões aceitáveis, e as condenações das empresas prestadoras destes não têm sido punidas com o rigor desejável.


2 Comentários para “Lamentável Falha nos Serviços Básicos”

  1. Mirella Gonçalves Leite
    1  escreveu às 17:19 em 27 de fevereiro de 2015:

    Senhor Paulo,

    No RJ, as coisas não são muito diferentes… Somos despreparados!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 19:35 em 28 de fevereiro de 2015:

    Cara Mirella Gonçalves Leite,

    Muito obrigado pelo seu comentário. Acho que devemos nos esforçar para atender estas necessidades com maior urgência.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: