Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lugares no Japão que Valem a Pena Conhecer

1 de fevereiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

clip_image001Num país tão rico e com uma tradição histórica acumulada ao longo dos anos, existem localidades nas proximidades de Tóquio que valem um passeio agradável e instrutivo, sem nenhum esforço.

Rua principal de Kawagoe, foto de Vicki L.Beyer que ilustra artigo publicado no The Japan Today

Em menos de uma hora para quem está no centro de Tóquio é possível chegar facilmente pelo sistema ferroviário-metrô à cidade de Kawagoe, já na Província de Saitama, onde, além de estarem preservadas muitas construções da era Edo, existem museus que apresentam suas relíquias históricas e folclóricas. Ao mesmo tempo, pode-se usufruir de bons restaurantes, lojas de lembranças bem como imperdíveis ruas onde estão sendo produzidos doces e guloseimas tradicionais e atuais, uma verdadeira festa para crianças e adultos.

Numa visita que pode ser feita num dia, usando o transporte convencional e barato para aqueles que desejam conhecer o Japão ainda autêntico, que não é semelhante do que pode ser visto no resto do mundo. Muitas das construções desta cidade, que era uma parada antes de chegar a Edo, o antigo nome de Tóquio, ainda são autênticas, como poucas que podem ser encontradas em locais mais distantes, como Kurashiki ou Kisso, nos alpes japoneses.

As novas construções procuram preservar os estilos dos antigos, e muitos locais agradáveis para refeições ligeiras ou completas podem ser encontradas com facilidade, com vistas tranquilas para as poucas ruas antigas. Tomar um chá num destes estabelecimentos frequentados por namorados permite um momento de agradável reflexão e repouso.

Além dos museus que preservar peças antigas, existem também os carros alegóricos que são utilizados nos matsuris, ou festivais folclóricos desta cidade que atraem turistas japoneses de outras localidades. As muitas lojas apresentam autênticos produtos artesanais japoneses que servem como omiague, lembranças que são adquiridas pelos turistas para presentear seus entes queridos. A cidade ainda não está invadida por turistas estrangeiros, ainda que possam ser encontrados alguns mais informados.

Em qualquer estabelecimento onde são oferecidas comidas locais, nota-se que são voltados para a população local, pequenos e com iguarias do cotidiano bem preparadas. As poucas ruas onde estão sendo produzidos doces artesanais japoneses, com destaque para o ame, que são guloseimas para agradarem as crianças, com desenhos criativos das mais altas qualidade e variedade. É uma festa para os olhos, e as crianças ficam maravilhadas, mas também os adultos não se cansam de observar os trabalhos dos artesãos.

Existem pequenos estabelecimentos que contam com poucas acomodações para turistas japoneses, onde também podem ser apreciadas refeições mais completas. É tudo como se fora para familiares, e certamente os visitantes são habituês.

Apesar de ter visitado diversos locais no mundo e no Japão, poucos locais deixaram na memória agradáveis lembranças como Kawagoe, na minha Província de Saitama, onde numa pequena localidade chamada Ogawa, também próxima de Tóquio, está o registro civil de minha família.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: