Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pesquisa de Opinião dos Japoneses

24 de fevereiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image001Os jornais japoneses, como o Yomiuri Shimbun, fazem regularmente pesquisas de opinião para saberem o que pensa a população sobre diversos assuntos que se encontram em pauta, ainda que difíceis.

The Yomiuri Shimbun tem uma tiragem diária de 13,5 milhões de exemplares e publica uma versão em inglês, The Japan News.

Uma pesquisa efetuada depois de 70 anos desde a Segunda Guerra Mundial indica que 81% da população japonesa entende que o Japão vem percorrendo o caminho de nação amante da paz. 54% entende que os direitos humanos e a liberdade vêm sendo respeitados e 61% coloca como prioridade o crescimento econômico, enquanto 43% acredita que a nação tem contribuído para a sociedade internacional, o que é considerado insuficiente.

Somente 5% informam que sabiam muito sobre as guerras Sino-Japonesas e a Segunda Guerra Mundial, enquanto 44% sabiam até certo ponto, e 49% não sabiam muito ou não tinham conhecimento delas, o que não deixa de ser assustador, mas é a realidade. 60% informam que aprenderam sobre o assunto na escola ou através de livros, que certamente forneceram as visões oficiais do Japão.

Sobre os constantes pedidos de desculpas dos primeiros ministros sobre os assuntos relacionados com a China e a Coreia do Sul, 81% acham que são suficientes, o que certamente não agradam aos seus vizinhos asiáticos.

Lamentavelmente, 57% dos japoneses estão pessimistas com relação ao futuro próximo e 41% acreditam um pouco que o futuro da nação japonesa seria brilhante. 59% da população acredita que a livre concorrência deve ser regulada em certa medida, para evitar o alargamento das diferenças de distribuição de renda, enquanto 38% acham que se deva visar esta livre concorrência mesmo com o alargamento das distâncias entre as pessoas até certo ponto.

Deve-se aceitar que esta é a realidade japonesa, ainda que isto não possa agradar a todos. Compreende-se que os japoneses ainda entendem que o governo deve regular muitos dos aspectos econômicos e ignoram o que o Japão cometeu de lamentável durante a Guerra.


2 Comentários para “Pesquisa de Opinião dos Japoneses”

  1. Lauro Almeida
    1  escreveu às 13:07 em 25 de fevereiro de 2015:

    O senhor disse que “ignoram o que o Japão cometeu de lamentável durante a Guerra”. Numa guerra, será que existem santos? Os EUA, os ianques foram santos na II Guerra Mundial? E as bombas atômicas?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 16:29 em 25 de fevereiro de 2015:

    Caro Lauro Almeida,

    Este site tem escrito sobre as irracionalidades de qualquer guerra, mas como um descendente de japonês, que também tem a nacionalidade japonesa, não concordo com o massacre de Nanking nem com as escravas sexuais que tiveram o apoio oficial das autoridades japonesas.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: