Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Saudável Discussão Sobre a Educação

3 de fevereiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , , ,

clip_image002Em que pesem os problemas enfrentados pelo Brasil, há que se reconhecer que aumentam as discussões sobre a educação, o que pode ser uma nova etapa na sua melhoria, apesar das diferenças ainda existentes entre municípios e estados.

Escolas do Estado do Ceará tiveram expressivas melhoras

Um artigo de elevada importância consta do suplemento Eu & Fim de Semana do Valor Econômico elaborado por Denise Neumann, discutindo a melhora na educação, que pode ser acessado na sua íntegra no http://www.valor.com.br/cultura/3884850/questao-de-metodo.

Segundo os dados constantes do artigo, o Estado do Ceará, como o de Goiás, Acre e Minas Gerais apresentaram melhoras quando avaliados pelo IDEB. No ensino fundamental em 2005, estavam entre os piores no Brasil, tanto nos anos iniciais ou finais, tendo conseguido em 2013 figurar entre os melhores. Ainda que tenha melhorado ligeiramente no ensino médio, os dados não foram tão expressivos como no fundamental.

O que vem alimentando uma discussão proveitosa são as causas destas melhorias que ocorrem tanto no setor público como no privado, onde os professores estão sendo estimulados a ter uma posição mais interessada, quando se acreditava que isto seria muito difícil num país onde os valores culturais não atribuem a importância fundamental para a educação.

O artigo apresenta que as verbas para tanto são importantes, mas o interesse das autoridades é relevante. Tanto que estas autoridades que começaram a sua atuação no nível municipal passaram para o Estado e agora chegam ao comando do Ministério da Educação.

Quando estas melhorias eram privilégios dos estados considerados mais desenvolvidos, observa-se que, mesmo nos que contam com condições econômicas difíceis, estes avanços estão se processando, aumentando a esperança que podem ser conseguidos também em outros municípios como estados.

As situações ainda são diferenciadas nas diversas regiões do Brasil, mas a intensidade dos debates está aumentando, com especialistas em educação dos mais diversos níveis apresentando suas contribuições. Ainda que os resultados obtidos pelos alunos brasileiros ainda sejam modestos, quando comparados com os de outros países, o que se constata é que está havendo mudanças que ainda podem ser aceleradas.

Também deve ser considerado que está se falando da educação formal que é dado nas escolas. O ideal era que deste a primeira infância os pais pudessem proporcionar com seus exemplos valores importantes para as crianças. Muitas vezes se observam pais transgredindo regras como o de trânsito nos veículos onde estão sendo conduzidas as crianças. Ora, se os pais não respeitam as disposições legais, como os filhos poderão ter considerações sobre os mesmos?

Há muito que se fazer para a melhoria da educação no Brasil, mas só o aumento da sua discussão, bem colocada em termos técnicos, já é uma esperança que melhorias deverão ser conseguidas nos próximos anos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: