Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Insanidade do MST

7 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002A ignorância de alguns dirigentes do MST induziu um grupo de mulheres à ação criminosa de invasão e destruição de importantes pesquisas no aperfeiçoamento dos eucaliptos no Brasil efetuado por uma empresa privada genuinamente brasileira.

Ignorância que levou a destruição criminosa de pesquisas importantes para o Brasil, na foto que ilustra matéria do Estadão sobre o assunto

Se existe um segmento do Brasil que vem melhorando sensivelmente nas últimas décadas é o da plantação de eucaliptos que não são nativos do país, com o aumento da eficiência de seu cultivo com o uso de novas variedades aperfeiçoadas, visando a produção de celulose destinada à produção de papel.

Os brasileiros mais experientes sabem que a celulose era produzida nos países escandinavos a partir de pinhos que demandavam décadas para estarem prontos para a sua utilização. No Brasil, a produção começou utilizando o pinus elliiotte que também demanda muitos anos para produzirem a celulose de fibra longa. Descobriu-se que o eucalipto, que era mais utilizado para a produção de lenha, também poderia produzir uma celulose de qualidade. O ciclo de sua produção, como as técnicas de plantio do eucalipto que se adaptou bem ao país, foram melhorando, permitindo que o Brasil se tornasse importante na exportação do papel e da celulose no mundo.

As técnicas de desenvolvimento de novas variedades de plantas foram evoluindo, quando no início se utilizava o enxerto que exigia anos de pesquisas para identificação das mais produtivas. Hoje, não somente no eucalipto como na maior parte das plantas provoca-se a mistura do DNA de várias espécies para se chegar as mais adequadas, num processo muito mais rápido, mas que continua exigindo comprovações para a determinação das mais eficientes. Isto é feito com frutas, flores, vegetais, como muitos outros produtos agrícolas e florestais.

Alega-se que as produções de mel ficariam prejudicadas pelos novos eucaliptos, quando o mel de eucalipto é de qualidade baixa. Em grandes metrópoles no mundo está se produzindo mel até nos topos dos edifícios, pois existem variadas plantas com flores que permitem que as abelhas produzam um mel de melhor qualidade, que não se restringe a uma qualidade de flor.

Infelizmente, a invasão e a destruição das pesquisas pelas mulheres ligadas ao MST foram comandadas, tanto que, no mesmo dia, manifestação semelhante ocorreu em Brasília, no organismo que deveria influenciar na decisão de uso da nova variedade do eucalipto, aperfeiçoado com as demoradas pesquisas. Estes atos foram criminosos e deveriam ser coibidos pelos policiais, com o Ministério Público processando os seus verdadeiros responsáveis. Lamenta-se que o MST que já conta com pouca credibilidade seja usado para tais ações, que atentam contra o desenvolvimento brasileiro, que poderia ajudar a outros legítimos sem terras e não profissionais de manifestações organizadas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: