Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ajustamentos na Política Econômica Chinesa

5 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image002Todos os países estão procurando se ajustar às mudanças econômicas que se observam no mundo, até a China.

 

O premiê chinês Li Keqiang no pronunciamento oficial na reunião do Partido Comunista Chinês em andamento em Beijing

O premiê chinês Li Keqiang, admitindo que até a China necessita efetuar ajustamentos na sua política econômica, fez um pronunciamento na atual reunião do Partido Comunista em Beijing. Admitiu que a meta deste ano de 2015 é de 7% de crescimento, o mais baixo dos últimos 15 anos, abaixo do 7,5% do ano anterior. Foi promovida a baixa da taxa de juros para tentar acelerar o crescimento com uma política proativa que está sendo comprometido pela sobra de apartamentos, excesso de capacidade de produção industrial e uma tendência à deflação. O déficit orçamentário deve elevar-se para 2,3% do PIB, estimulando a economia do ponto de vista fiscal, além do monetário.

As ações de diversas empresas, a partir das de energia e de transporte, caíram na bolsa, e o premiê está anunciando novos investimentos para corrigir as dificuldades na infraestrutura de energia e transportes. Ele admitiu que o modelo de crescimento econômico chinês continua ineficaz, com uma inovação insuficiente, e o fundamento da agricultura continua fraco.

Os chineses estão procurando aumentar as iniciativas do setor privado, com investimentos visando o aumento do consumo e dos serviços, mostrando que a economia está numa fase de transição, havendo necessidade de considerar os custos ambientais e de poluição, mesmo com um crescimento mais baixo.

Toda a política está sendo formulada de forma mais flexivel para acompanhar a evolução da economia. Como no Brasil, está se procurando aumentar a confiança e a criação de uma expectativa de crescimento, inclusive com investimentos públicos na infraestrutura. Estão procurando meios para que a economia não caia na armadilha da renda média.

Todos admitem que até a China precisa manter uma política econômica com mudanças estruturais, não se mantendo estável. Os vizinhos asiáticos estão alcançando resultados adotando estratégias semelhantes à chinesa, até a ultrapassando em resultados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: