Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento dos Orçamentos de Defesa

4 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002Um dos aspectos mais aguardados da reunião que está acontecendo em Beijing era o aumento do orçamento de defesa da China, que provoca reações em outros países.

 

Orçamento militar da China cresce mais de 10%

Na reunião que está ocorrendo em Beijing, o orçamento aprovado para os gastos militares aumentam 10% sobre o ano anterior, mesmo que a sua economia não cresça tanto. Comparando com o ano passado, que cresceu 12,2% chegando a US$ 128 bilhões, o crescimento não foi tão elevado, mas é o suficiente para assustar o resto do mundo, principalmente na região asiática, para exigir que outros países acompanhem esta tendência, mesmo com a necessidade de recursos para outras finalidades.

O assunto está sendo divulgado por diversos jornais no mundo, com base nos despachos provenientes da Bloomberg como da Reuters. Apesar de manterem secreto onde os gastos vão aumentar mais fortemente, os especialistas informam que deve ser no Mar Sul da China, dentro do projeto de expandir a chamada “Rota da Seda Marítima” que está sendo melhorada em colaboração com outros países da região.

Isto acaba provocando reações como da Índia e do Japão, que também são obrigados a promover aumentos dos seus gastos, pois os Estados Unidos contam com tantos encargos em outras partes do mundo, exigindo que seus aliados arquem com parte dos custos na Ásia e arredores.

clip_image004

Fu Ying, porta-voz do Congresso Nacional do Povo da China

No China Daily, que é um jornal oficial chinês, estampa-se uma matéria onde a porta-voz da terceira sessão do 12º Congresso Nacional do Povo, Fu Ying, informa a imprensa sobre as decisões já tomadas. Ainda foram destacados, entre assuntos que foram perguntados pelos jornalistas, o aumento da segurança dos alimentos, antiviolência doméstica, regulamentação da tributação, campanha anticorrupção, inclusive com cooperação internacional, proteção ambiental e melhoria do Estado de Direito.

O Congresso Nacional do Povo reúne 2.964 delegados, representando 31 províncias, municípios e regiões autônomas, Hong Kong, Macau e militares. Foram expulsos 39 membros devido à corrupção. A reunião atual está sendo marcada pela frugalidade.

O objetivo deve ser o crescimento de 7%, o mais baixo dos últimos 11 anos na China, abaixo da meta anterior de 7,5%.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: