Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Euforia Com a Índia Que Beira o Exagero

5 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Variadas manifestações na imprensa especializada em economia e política referem-se com grande entusiasmo sobre a evolução da Índia com o novo governo de Narendra Modi.

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia

Um dos exemplos mais marcantes do entusiasmo atual com a economia indiana está no artigo de Gita Gopinath, professora de economia da prestigiosa Universidade de Harvard, publicado no Project Syndicate. O primeiro-ministro Narendra Modi ficou conhecido pelos bons resultados conseguidos em Gujarat, onde concedeu uma grande importância para o setor privado e as indicações do mercado, quando a Índia ainda tinha uma tradição de acentuada interferência governamental em nível nacional que resultou numa disseminação da corrupção. O seu partido consegui uma arrasadora vitória no final do ano passado.

Gita Gopinath informa que Narendra Modi começa a sua administração favorecido por uma revisão das contas nacionais da Índia, onde a CSO – Central Statistics Office obteve um PIB anual de 8,2% no segundo trimestre de 2014, que deverá atingir uma média de crescimento de 7,4% no ano fiscal que termina em março deste ano. Este resultado só pode ser atribuído à administração anterior, que perdeu as eleições apesar deste resultado surpreendente.

Também o novo governo indiano será beneficiado pela redução dos preços das principais commodities no mercado internacional, notadamente no preço do petróleo. Isto permite uma expressiva folga no orçamento que manteve os subsídios que haviam sido cogitados para serem reduzidos. Este fenômeno também não pode ser atribuído aos méritos da administração de Narendra Modi, que está sendo contemplado pelo que vem acontecendo na economia mundial.

Ainda que a equipe de governo montado pelo primeiro-ministro tenha os seus méritos, tanto na área econômico-financeira como na autoridade monetária indiana, o governo está concedendo alta prioridade para o aperfeiçoamento da infraestrutura indiana que é considerada precária. Isto deve ajudar a sua economia, pois muitos investimentos importantes serão efetuados, com financiamentos que estão recebendo suporte do exterior.

Toda a orientação da política econômica é no sentido de manter uma elevada taxa de crescimento, e a autora do artigo indica que existem problemas no setor financeiro da Índia que conta com muitos créditos não cobráveis. Existe também uma preocupação com o setor rural indiano que ainda apresenta uma baixa produtividade, contando com uma grande população.

Os problemas indianos continuam se relacionando com parte de sua população que tem divergências com os muçulmanos, como os atritos que existem com o Paquistão. Os problemas dos comportamentos religiosos também não podem ser desprezados, bem como os sociais de sua grande população ainda pobre bem como aspectos culturais, notadamente com relação às mulheres. Também muitas preocupações estão voltadas à forte presença da China nos seus mares, como junto aos seus vizinhos que contam com problemas fronteiriços. Os gastos de defesa acabam se elevando.

De qualquer forma, entre os países emergentes, existem grandes expectativas até de competições com a China. O passado de elevado histórico de crescimento elevado, apesar da pobreza de sua população, também gera alguns otimismos, restando saber se os seus grandes grupos privados continuarão com o dinamismo indispensável, neste momento em que o governo conta com uma expressiva maioria política e a simpatia do Ocidente sobre o seu sistema democrático, com o uso do setor privado e indicações do mercado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: