Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Evitando Preconceitos nas Avaliações

9 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias | Tags: , , , ,

clip_image002Os preconceitos podem introduzir desconfianças sobre a avaliação, como de um restaurante de sushi em Nova York, cujo um dos proprietários tem um nome português que pode ser de um brasileiro, feito por um jornalista de nome indiano, mas no mundo globalizado há que se aceitar estas realidades que não devem determinar sua qualidade.

Balcão de Sushi no 15 Est de Nova York, foto que ilustra matéria do repórter Tejal Rao publicada no site da Bloomberg

Uma pesquisa efetuada pela internet mostra que o restaurante pertence também a Jo-Ann Markowvith e foi premiado pelo Open Table, devendo contar com profissionais altamente habilitados numa especialidade que deveria ser de origem japonesa.

Todos sabem que Nova York é um centro gastronômico onde muitos bons restaurantes de todas as culinárias estão presentes, inclusive japoneses cujas matrizes estão no Japão. Também contam com muitos jornalistas que conhecem profundamente diversas culinárias, inclusive restaurantes especializados em sushis, havendo também profissionais de origem japonesa que ganharam prestígio naquela importante metrópole internacional.

Deve-se entender que este restaurante não é especializado somente em sushi, tanto que apresenta características que no Japão não seriam muito apreciados, com variações que podem atender as preferências de consumidores de Nova York, com preços razoáveis.

Este restaurante, apesar de utilizar matérias-primas provenientes de variadas parte do mundo, como outros bons estabelecimentos, caracteriza-se pela utilização de conjuntos de frutos do mar da região de Long Island, portanto, local que nem sempre é considerado o melhor deste mundo globalizado.

Devem-se louvar estes tipos de inovações, que podem apresentar novidades interessantes, pois os julgamentos, mesmo sendo de sushis, não podem se prender exclusivamente aos padrões japoneses. Mas devem absolver o que há de melhor em todos os lugares do mundo, como admitir que os padrões de julgamento devessem permitir comparações com os de outras culinárias.

O que se deve admitir é que o sushi hoje no mundo deixou de ser exclusivamente japonês, mas fazer parte do que de melhor se dispõe nas culinárias mundiais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: