Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Necessidades Brasileiras de Pesquisas

5 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

clip_image002O Valor Econômico informa que a Embrapii se une a centros de pesquisa para gerar conhecimentos de produção industrial e aponta também os obstáculos para ampliação dos dados da biodiversidade brasileira.

Embrapii Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial

Um artigo elaborado por Camila Veras Mota e publicado no Valor Econômico informa que a Embrapii, que foi criada há poucos anos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), está ampliando seus acordos com mais cinco institutos federais de pesquisa. Elas se juntam a outras 13 entidades já conveniadas, ainda que os seus recursos sejam modestos, de R$ 86,8 milhões para estes projetos nos próximos três anos.

No site da Embrapii estão as áreas em que a entidade atua que se encontra no http://embrapii.org.br/categoria/linhas-de-atuacao/. O que se espera é que ela consiga fazer no setor industrial o que Embrapa conseguiu no setor agropecuário, eliminando as defasagens de competência que existem nesta área no Brasil.

Pretende atuar agora nas áreas de sistemas embarcados e mobilidade digital com o Instituto Federal do Ceará, metalurgia com o Instituto Federal do Espírito Santo, equipamentos médicos com o Instituto Federal da Bahia, sistemas automotivos inteligentes com o Instituto Federal de Minas Gerais e monitoramento e instrumentação para o ambiente com o Instituto Federal Fluminense. Um terço dos recursos virão da Embrapii, um terço destes institutos de pesquisa e o restante das parcerias com empresas privadas. As informações foram oferecidas pelo seu presidente João Gomes de Oliveira.

Já possui projetos em andamento como no desenvolvimento da nanopartículas para cimentos dentários com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT e a criação de um aço especial resistente com o Instituto Nacional de Tecnologia – INT.

Também contam com a colaboração do Ministério de Educação para o preparo de recursos humanos para estas pesquisas.

clip_image004

A biodiversidade brasileira é a maior do mundo, ainda pouco aproveitada

Noutro artigo de autoria dos advogados Edis Milaré, Roberta Jardim e Bruno Sabbag coloca-se a odisseia para a revisão do marco legal da biodiversidade. Em 2001, a Medida Provisória 2.186-16 regulou o acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado, que vem recebendo inúmeras críticas. Ela é mal aplicada, segundo os autores, pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético – CGEN e pelo IBAMA.

Aqueles que desejam ampliar os conhecimentos sobre a biodiversidade como universidades, institutos de pesquisas e empresas são impedidas pela burocracia estatal, o que acaba gerando muitos contrabandos destes materiais para o exterior, sem nenhum benefício para o país.

Segundo eles, o projeto de lei 7.735 de 24.06.201114 foi elaborado em conjunto com os interessados brasileiros e visa eliminar os entraves existentes. Foi aprovado na Câmara dos Deputados, mas ainda terá que passar pelo Senado, encontrando-se algumas contrariedades apresentadas pelos setores tradicionais.

Se aprovado, uma nova fase poderá se inaugurar neste setor no Brasil, mostrando se o país está preparado para um desenvolvimento sustentável.

Estes dois setores são fundamentais para o desenvolvimento brasileiro e exigem um posicionamento de toda a população, que não pode continuar defasado com o que vem ocorrendo no resto do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: