Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Futebol na China

8 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image001Quando o governo chinês entra oficialmente na promoção do seu futebol, todos podem ter certeza de que com eles se tornarão uma potência mundial neste esporte.

A cúpula do governo chinês tornou oficial a promoção do futebol no país a partir das escolas

Todos sabem que o futebol é o esporte mais importante e popular em todo o mundo, chegando a mobilizar mais da metade das verbas destinadas a todos os esportes, inclusive profissionais. Sua repercussão permite que o Brasil seja conhecido até nos confins dos países mais remotos do mundo, como temos postado neste site, onde os brasileiros são associados a este esporte.

Uma notícia publicada por Marcelo Ninio de Pequim, publicado na Folha de S.Paulo, informa que o assunto de sua promoção oficial na China foi objeto do Comitê Central de Reformas, com a participação nada mais do que do poderoso presidente Xi Jinping, que é grande fã deste esporte e do primeiro-ministro Le Keqiand. Tornou-se o primeiro item do atual Congresso Nacional do Povo naquele país e tornou obrigatório o ensino do futebol e sua prática nas escolas chinesas.

clip_image002

O presidente Xi Jinping tentando mostrar que entende de futebol

Eles estão estimulando o ensino e a prática deste esporte desde as escolas primárias, para uma população que conta com mais de 1,4 bilhão de habitantes. Estão determinados a classificar-se para a próxima Copa, sediar o evento e ganhar nada menos o título mundial até no evento profissional.

Hoje. é o país mais agressivo na contratação de jogadores consagrados no mundo, entre eles muitos brasileiros, despendendo os recursos indispensáveis, devendo se tornar um país onde muitos profissionais brasileiros atuarão. Conta-se com a participação do setor privado, e na linha de frente está o bilionário Wang Jianlin, o homem considerado mais rico da China. Ele adquiriu, por 45 milhões de euros, 20% do Atlético de Madrid e comprou a empresa suíça Infront por mais de um bilhão de euros, ela que detém os direitos de transmissão das próximas copas na Rússia e no Qatar. Seu presidente Philippe Blatter é o sobrinho de Joseph Blatter, atual presidente da FIFA.

Portanto, o futebol passa a ser um assunto oficial naquele país, que pretende ultrapassar os Estados Unidos na economia nas próximas décadas. Os chineses já mantêm um entendimento com o Shandong Luneng, que possui um centro de treinamento para jovens em entendimento profissional com o São Paulo Futebol Clube.

Quando um país se envolve numa política desta natureza, ainda que leve um tempo, este esporte se tornará importante. No Japão, com a formação do J League de forma profissional, este esporte já está entre os mais populares no país, com a contribuição de muitos brasileiros, treinadores e jogadores. Muitos dos seus atletas já atuam em importantes clubes europeus, e a presença de jogos de todo o mundo são importantes nas televisões japonesas.

Este tipo de esforço está se realizando em muitos países do mundo. Como no Brasil não há um esforço organizado, desde suas bases iniciais, depender somente de talentos individuais vai deixar o futebol brasileiro como menos importante no mundo, perdendo uma das marcas que já foi relevante para a promoção do país no Planeta.


2 Comentários para “O Futebol na China”

  1. FRANCISCO CARLOS GOMES DE ABREU
    1  escreveu às 18:36 em 9 de março de 2015:

    Causa felicidade ver a China aos pouquinhos assumindo seu lugar no cenário mundial!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 05:23 em 10 de março de 2015:

    Caro Francisco,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: