Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Obras Preciosas de Hokusai Serão Expostas em Tóquio

5 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image002Depois que uma rica coleção que se encontra no Museu de Arte de Boston foi exposto no Japão no ano passado, parece ter aumentando o interesse do público japonês sobre as obras preciosas de Hokusai.

Um excepcional trabalho de Hokusai, que deve ser adquirido pelo Tokyo Sumida Ward para ser exposto para o público

Uma notícia publicada no The Japan Times com base num despacho da agência Kyodo informa que esta peça estimada em US$ 1,24 milhão deve ser adquirida pelo Tokyo Sumida Ward, local que está retratado, para ser exposto ao público no Museu Hokusai Sumida a partir de 2.016.

O trabalho tem a dimensão de 28,5 cm de altura por 633,5 cm de largura, acreditando-se ter sido pintado em 1805, quando Hokusai tinha 46 anos, a pedido de Utei Emba, um escritor do final do período Edo. O pergaminho retrata a paisagem ao longo do rio Sumida, na proximidade de Yoshiwara que era a área de vida noturna de Tóquio. Tem uma forma de pintura diferenciada como tudo que o artista fez durante a sua longa vida. É difícil encontrar uma obra com todos estes dados conhecidos.

Uma das qualidades é que Hokusai proporcionou uma perspectiva que não era conhecida no Ocidente, como pode ser facilmente notado neste trabalho.

É interessante notar que numa outra matéria publicada no jornal Asahi Shimbun informa-se sobre outros trabalhos como o abaixo, que retrata a cena em um bordel de Yoshiwara, do mesmo autor e da mesma época.

clip_image004

Também, no mesmo artigo, apresenta-se outra paisagem que seria do santuário Ushijimajinja, também da mesma época, mostrando que estes trabalhos podem apresentar um precioso conjunto do artista japonês mais conhecido no mundo, que contribuiu com suas técnicas tanto no Japão como no mundo.

clip_image006

Hokusai é mais conhecido pelo chamado ukiyo-e e as impressões dos seus trabalhos elaborados sobre a madeira, chegando-se as colorações semelhantes às pinturas. Mas os seus inúmeros trabalhos estão expressos em diversas técnicas e acabam enriquecendo tanto os conhecimentos dos apreciadores japoneses como do resto do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: